Fiocruz identifica 18 variantes do novo coronavírus no AM

Fiocruz identifica 18 variantes do novo coronavírus no AM

Fiocruz identifica 18 variantes do novo coronavírus no AM

Ontem (1) o jornal Correio Braziliense publicou uma matéria informando que o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas FVS-AM identificaram 18 linhagens diferentes do Sars-CoV-2 que já circularam pelo Estado.

Anúncios

Foram analisados 250 genomas de coronavírus de amostras, colhidas desde o início da pandemia na região Norte, em março do ano passado, até 13 de janeiro e provenientes de Manaus (177) e outros 24 municípios (73). A análise mostra uma frequência maior de três linhagens: a B.1.1.28 (33,6%), B.1.195 (18,8%), B.1.1.33 (11,6%).

Os genomas mais recentes, contudo, sinalizam a frequência maior da variante recentemente detectada no Estado, batizada de P.1, que vem gerando preocupação entre especialistas, por apresentar aparente capacidade maior de infecção. Essa variante estava presente em 32 das 35 amostras colhidas em janeiro (91,4%).

Em dezembro, essa participação era de 51% (28 entre 55 amostras); nas amostras de novembro, por sua vez, não foi identificado nenhum vírus da linhagem P.1 entre os 24 genomas.

“O percentual elevado de casos pela nova linhagem em janeiro, afirma Felipe Naveca, virologista e pesquisador do ILMD, reitera a preocupação dos cientistas e sugere uma melhor adaptação do vírus, que pode ter se tornado mais transmissível”, diz o Correio.

*Com dados portal Único

Deixe um comentário