Você está visualizando atualmente Geraldo Alckmin aprova 33 projetos que vão gerar mais de mil empregos para ZFM

Geraldo Alckmin aprova 33 projetos que vão gerar mais de mil empregos para ZFM

Geraldo Alckmin aprova 33 projetos que vão gerar mais de mil empregos para ZFM

O presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, aprovou uma pauta para 33 projetos industriais e de serviços com investimentos de R$ 1,2 bilhão, para a Zona Franca de Manaus (ZFM), nesta sexta-feira (1º). A assinatura aconteceu na Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na capital do Amazonas.

Além do investimento, os projetos também vão gerar 1.084 empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM) para os três primeiros anos de operação.

Conforme dito em reunião, a criação deste projetos devolverá ao estado um faturamento estimado em R$ 6.4 bilhões ao final dos três primeiros anos de trabalho.

Os projetos, segundo o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, abrangem diferentes subsetores, como termoplásticos e eletroeletrônicos, incluindo produtos consolidados na Zona Franca. Destacam- entre eles, a produção de motocicletas elétricas, bicicletas elétricas, microcomputador portátil.

Dos 33 projetos pautados no Conselho, os que somam maior volume de investimentos são provenientes do subsetor eletroeletrônico, incluindo bens de informática.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, ressaltou um pedido feito pelos servidores da Zona Franca. De acordo com o secretário, é necessário reestruturar e reformular as carreiras destes trabalhadores.

“Há uma defasagem muito grande. Seja na criação de cargos, seja na remuneração desses servidores”, destacou Serafim.

Prejuízos com a seca

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também esteve presente na reunião, e destacou a consequência da seca que atingiu o Amazonas no ano de 2023 e gerou prejuízos na arrecadação do estado e no processo de operação do Polo Industrial.

De acordo com o governador, é importante intensificar a dragagem na costa do Tabocal, próximo ao município de Itacoatiara, no interior do Amazonas, para que empresas do PIM não pausem as atividades devido a estiagem, uma vez que impede a entrada de navios cargueiros com os insumos para abastecer as indústrias da Zona Franca.

“Faço um apelo para que a nós tenhamos, urgentemente, a retomada do processo de dragagem no rio Amazonas, principalmente na costa do Tabocal, para que a gente consiga diminuir, o mais rápido possível, o impacto da seca que devemos ter novamente este ano”, reforçou Lima.

Em resposta ao pedido do governador, o ministro e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, destacou que a atividade de dragagem será antecipada para atender às demandas da população.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário