Você está visualizando atualmente Geraldo Alckmin defende exploração de potássio e apoio à BR-319

Geraldo Alckmin defende exploração de potássio e apoio à BR-319

Geraldo Alckmin defende exploração de potássio e apoio à BR-319

Em Manaus, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) voltou a defender o empreendimento que pretende explorar potássio em uma região preservada no Amazonas e também indicou apoio à pavimentação da BR-319, que liga Manaus à Porto Velho (RR).

As posições do vice presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, foram ditas na última sexta-feira (1º), após participação de reunião do conselho de administração da Superintendência (Cas) na Zona Franca de Manaus (ZFM). O governador Wilson Lima acompanhou Alckmin na agenda na Suframa e também defendeu os dois projetos.

“Sobre o potássio, acredito, sim, que a gente possa ter um bom avanço […] Potássio é mina, eu não escolho, é natureza. É fundamental para a produção de alimentos. Existe tecnologia para que isso seja feito com sustentabilidade. Estou confiante que teremos uma boa solução, que vai gerar riqueza e trazer segurança alimentar”, disse o vice-presidente.

O potássio é base para fertilizantes usados na agricultura em larga escala. A Potássio do Brasil, subsidiária do banco canadense Forbes & Manhattan, tenta explorar minas na região de Autazes, interior do Amazonas, em área reivindicada pelo povo indígena Mura.

De acordo com Alckmin, a Justiça decidiu que agora o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental para a exploração e disse que o Ibama confirmou a determinação judicial de que é competência de licenciamento é estadual, portanto do Governo do Amazonas.

Wilson Lima também falou sobre o assunto e disse que é preciso buscar caminhos para o desenvolvimento sustentável.

“A gente não pode ficar de joelhos por conta, às vezes, de um discurso equivocado de proteção do mundo, em que a riqueza fica debaixo da terra e o nosso povo vivendo da pobreza”.

Fonte: Dia a Dia Notícias

Deixe um comentário