You are currently viewing Governo desobriga uso de máscara em locais fechados no Amazonas

Governo desobriga uso de máscara em locais fechados no Amazonas

Governo desobriga uso de máscara em locais fechados no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), desobrigou, nesta quarta-feira (23) o uso de máscaras em todo o Amazonas, tanto ambientes abertos quanto fechados.

Anúncios

“Comecei o dia reunido com nosso Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, depois de analisar os dados epidemiológicos e da assistência, nós decidimos recomendar a desobrigação do uso de máscara em todo o estado”, disse Wilson em suas redes sociais.

Segundo o governador, os dados são favoráveis, mas todos precisam continuar se cuidando e atualizando o ciclo vacinal.

Vale ressaltar que no último dia 11, Wilson Lima já havia desobrigado o fim do uso de máscaras em ambientes abertos em todo o Estado.

https://youtube.com/shorts/5TSMEKOJLH4?feature=share

Baixo risco

Conforme dados da Matriz de Avaliação de Risco da Covid-19, elaborada pela FVS-RCP, o Amazonas entrou na Fase Verde, com risco muito baixo para a doença. A matriz considera seis indicadores, analisados nos últimos 14 dias: previsão de esgotamento de leitos UTI; variação do número de óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave); mortalidade por SRAG; variação do número de casos de SRAG; incidência de casos por SRAG; e taxa de positividade para Covid19.

O Amazonas é o último do país no ranking de letalidade, com 0,2 – a taxa considera a proporção entre o número de mortes pela Covid-19 e o número total de casos positivos. São Paulo, onde o uso de máscara está desobrigado incluindo em locais fechados, apresenta taxa de letalidade igual a 1,6. O Amazonas tem a segunda menor taxa de mortalidade do país, com 7,5, sendo a média nacional igual 18,2. Os dados são do Ministério da Saúde.

Quanto às internações por Covid-19, a SES-AM aponta que a ocupação de leitos clínicos está em 12% e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 22%. Hoje, 58 municípios do Amazonas não têm registro de internações por Covid-19.

Recomendação

O comitê recomenda, ainda, que devem seguir usando máscara quem tem mais de 70 anos, imunossuprimidos e pessoas que apresentam sintomas gripais.

Vacinação

Segundo a FVS-RCP, o Amazonas apresenta 81% de cobertura vacinal com segunda dose e 35,6% com a primeira dose de reforço.

“Para que nós continuemos avançando, para não retroceder, é importante que todos também façam a sua parte e se vacinem. Nós temos aí todos os imunizantes disponíveis em todo o estado do Amazonas. Então procure um posto de saúde”, disse a diretora-presidente presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Deixe um comentário