Você está visualizando atualmente Governo do Amazonas faz entrega de 70 mil implementos agrícolas

Governo do Amazonas faz entrega de 70 mil implementos agrícolas

Com a participação de secretários de produção rural, vice-prefeitos e prefeitos de pelo menos 30 municípios do interior do Amazonas, o secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido dos Santos, fez, na tarde desta segunda-feira (17/12), a entrega oficial de aproximadamente 70 mil equipamentos agrícolas, na sede do Sistema Sepror (ADS, Idam, Adaf, Sepa e Seapaf), Japiim, zona Sul de Manaus.

A ação faz parte do programa “Terra Produtiva” e tem a finalidade de beneficiar com a cessão de uso, milhares de amazonenses que produzem nos 62 municípios do Estado, nos segmentos da agricultura, pesca e piscicultura.

Para o secretário José Aparecido, a entrega marca o início de um novo ciclo no setor primário do Amazonas. “O governador Amazonino Mendes, por ser um homem do interior, determinou, assim que assumiu o governo do Estado, que o produtor rural estivesse na lista de prioridades. Depois de tantas conquistas, como a certificação internacional do Amazonas livre da febre aftosa com vacinação, entre outras, fechamos esse ciclo com chave de ouro.”

Avanço no agronegócio amazonense – O prefeito de Amaturá, Joaquim Corado, ressalta que o material agrícola vai impulsionar a produção no município, que hoje já é um dos grandes fornecedores de alimentos para Programa de Aquisição Alimentos (PAA). “Estamos trabalhando para que Amaturá seja um grande produtor de alimentos específicos para a merenda escolar e com essa doação, estamos certos do sucesso”, comemora.

O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, foi um dos primeiros a receber os equipamentos. Ele destaca importância em alavancar o setor primário no Amazonas. “Estou muito feliz em receber todos esses implementos adquiridos pelo governador Amazonino Mendes. Quero agradecê-lo em nome de todos os eirunepeenses. Somos grandes produtores de farinha no Estado e sabemos da importância de um produtor receber esses implementos” afirma Barroso.

Materiais entregues – Foram entregues veículos (tratores agrícolas); geradores de eletricidade; kit de casa de farinha e cevador; veículos destinados ao escoamento da produção (triciclo, caminhão carroceria e rabeta completa) e equipamentos destinados à produção rural e pesca, ferramentas, roçadeira e kit pescador (composto por panos de malha, lonas, caixas de isopor, terçados, corda para entralhar os peixes, chumbo e boia de isopor).

Programa ‘Terra Produtiva ‘ – Criado em 2015, e até então, com orçamento inexpressivo, o programa “Terra Produtiva” ganhou impulso na gestão do governador Amazonino Mendes, com a disponibilização, por meio de termo cessão, de mais de 70 mil itens de implementos e máquinas a produtores rurais, somando mais de R$ 75 milhões.

O “Terra Produtiva” está inserido na Macrodiretriz Desenvolvimento do Interior do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016-2019, estabelecido pela Lei n⁰ 4.268, de 15 de dezembro de 2015.

Deixe um comentário