Você está visualizando atualmente Governo do Amazonas instala placas solares em comunidade ribeirinha de Parintins

Governo do Amazonas instala placas solares em comunidade ribeirinha de Parintins

Governo do Amazonas instala placas solares em comunidade ribeirinha de Parintins

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), deu início ao projeto de instalação de placas fotovoltaicas em casas de famílias ribeirinhas no interior do Amazonas. E a primeira comunidade contemplada foi São Pancrácio, zona metropolitana de Parintins.

Para dona Rosinei Mendonça, moradora de São Pancrácio, que nunca teve energia em sua casa, as placas solares vão fazer diferença na sua rotina, “Agora eu vou poder assistir minha novela, acender uma luz, não ficar no escuro”, disse ela.

Há dois meses, equipes da Semig visitaram a comunidade para realizar um georreferenciamento que identificou mais de 40 famílias vivendo em isolamento energético. A partir desses dados, a secretaria iniciou o trabalho técnico e logístico para viabilizar a instalação das placas. Neste primeiro momento, 3 famílias foram contempladas com energia fotovoltaica.

Para o secretário da Semig, Ronney Peixoto, o projeto tem o objetivo de trazer não apenas conforto, mas dignidade de vida para os ribeirinhos. “Essa ação é só um start. Nós, com a determinação do governador Wilson Lima, queremos levar energia limpa e de graça para a população do interior, que sofre com o isolamento energético”, disse o secretário.

O Programa Estadual Ilumina Amazonas visa promover a inclusão energética para comunidades remotas e de baixa renda do estado, através da geração e distribuição de energia sustentável, segura e acessível. Os objetivos são: combater a pobreza energética, utilizar fontes de energia renovável ou menos poluentes, acesso igualitário à energia entre as regiões do estado, viabilizar o desenvolvimento socioeconômico da população.

Deixe um comentário