Você está visualizando atualmente Governo do Amazonas realiza mutirão de cirurgias de cataratas

Governo do Amazonas realiza mutirão de cirurgias de cataratas

Governo do Amazonas realiza mutirão de cirurgias de cataratas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza neste sábado e domingo (13 e 14), um mutirão de cirurgias de cataratas na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). A ação tem como objetivo atender mais de 400 pacientes que aguardam o procedimento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Os pacientes passarão por uma triagem, onde serão realizados exames e consultas para avaliar a necessidade da realização da cirurgia. Após a avaliação, os pacientes serão encaminhados para a realização do procedimento.

O mutirão recebeu investimentos estaduais liberados pelo governador Wilson Lima, a partir de uma emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL), no valor de R$ 500 mil.

“Hoje estamos iniciando os procedimentos oftalmológicos dentro de um mutirão, aqui no hospital Francisca Mendes, por conta de uma emenda parlamentar que eu destinei para a Secretaria de Saúde, logo teremos também esses procedimentos no interior do Estado. Nesse primeiro momento queremos atingir cerca de 400 pessoas que farão esses procedimentos. Graças a Deus, deu tudo certo, quero agradecer aqui o governador Wilson Lima e ao secretário Anoar Samad pela execução desse serviço”,  destacou o deputado.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, a doença afeta uma quantidade expressiva da população que necessita desse tipo de ação,  que acontece até o fim do mês. “A catarata é uma das causas mais frequentes de perda ou diminuição da visão temporária, sem dúvida alguma, uma das mais frequentes. O governador Wilson Lima vem investindo cada vez mais para a redução da fila de regulação e contamos também com a ajuda da Assembleia Legislativa, todo o mutirão tem um deputado ou dois nos ajudando, nesse, em especial a quem eu agradeço, o deputado Péricles, que nos ajudou também com a emenda para a realização desse mutirão” declarou Anoar Samad.

Dona Lindalva Lima de 68 anos, disse está muito feliz com a nova vida que terá daqui para frente. “Eu estou muito feliz, porque era uma luta, era muito difícil , eu usava óculos, eu fiz a raspagem no olho direito e pediram para eu aguardar,  aí me ligaram,  e não demorou, eu vim. Depois da cirurgia vou colocar lente” destacou.

A catarata atinge o cristalino, lente da parte interna do olho, que deixa de ficar transparente e passa a ser opaca, causando a perda gradual da visão. Se não tratada, a enfermidade pode causar danos à visão.

Esse mutirão não apenas alivia o sofrimento dessas pessoas com problemas de visão, mas também desempenha um papel fundamental na redução da fila de espera, permitindo que o sistema de saúde local atenda a mais pacientes de forma eficiente e oportuna.

Deixe um comentário