Você está visualizando atualmente Guedes suspende regra de imposto zero para importação após críticas de Omar à portaria

Guedes suspende regra de imposto zero para importação após críticas de Omar à portaria

Por cautela, o ministro da economia, Paulo Guedes, preferiu adiar a portaria 309/2019, diante da forte reação de Omar Aziz (PSD-AM), quem comanda a Comissão de Assuntos Econômicos, de não pactuar com a resolução que define novas regras para redução de alíquotas do imposto de importação.

“Desemprego em massa é uma das primeiras consequências da portaria”, avaliou o senador.

O Ministério da Economia se comprometeu, em acordo com deputados e senadores a não aplicar a medida até 30 de agosto.

O texto do governo muda o regime de ex-tarifário, que reduz temporariamente a alíquota de imposto de importação quando não há produção similar no mercado interno.

Caso a portaria continuasse valendo, equipamentos de tecnologia poderiam ter imposto zero mesmo com equivalentes no Brasil.

Por conta do adiamento, parlamentares suspenderam a tramitação de propostas ligadas ao tema na Câmara dos Deputados e no Senado.

Os representantes da indústria reclamam da versão atual da portaria, e afirmam que ela prejudicará a produção nacional e afetará milhares de empregos.

Segundo o site Convergência Digital, as empresas consideram que a nova regra possui critérios subjetivos e que abrem brechas para fraudes ao tratar da comparação de preços, por exemplo.

Até entrar em vigor, a portaria será discutida em grupo de trabalho com representantes do governo e da indústria.

Deixe um comentário