Você está visualizando atualmente Ida de Wilson Lima ao Vaticano está marcada um dia após Sínodo da Amazônia

Ida de Wilson Lima ao Vaticano está marcada um dia após Sínodo da Amazônia

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC) está com data marcada para ir ao Vaticano. A informação foi confirmada na última sexta-feira (11). O governador participará da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia no dia 28 de outubro, um dia após o encerramento do Sínodo da Amazônia, que ocorre em Roma.

Os países da Pan Amazônia são Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. Nove estados brasileiros integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Wilson Lima confirmou ainda que o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal está agendando outros encontros com autoridades da Alemanha e Noruega, os principais doadores do Fundo Amazônia, o maior programa na região de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Os governadores não querem apenas ficar na expectativa de que o governo de Jair Bolsonaro entre em entendimento com as autoridades da Alemanha e Noruega que suspenderam a doação para o fundo.

No caso do não restabelecimento, o Consórcio pretende fazer as negociações diretamente com os países, que já doaram ao programa R$ 3,4 bilhões, sendo 93,8% do governo da Noruega, 5,7% do governo da Alemanha e 0,5% da Petrobras.

Segundo Wilson Lima, a última informação que recebeu do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é que já havia um encaminhamento para o restabelecimento das relações.

“Naturalmente os estados não têm legitimidade para fazer esse papel diplomático. Daí a gente ressalta a necessidade de haver esse alinhamento do governo brasileiro com esses países para a gente avançar de forma mais segura nesse campo, mas nós entendemos que não há como abrir mão de recursos como o do Fundo Amazônia”, disse o governador.

Para ele, se não houver o entendimento anunciado pelo ministro, o Consórcio está preparado para firmar parcerias diretamente com os países.

 

(*) com informações BNC

Deixe um comentário