Você está visualizando atualmente Interesse por insumos amazônicos atrai atenção do público durante BIF 2021

Interesse por insumos amazônicos atrai atenção do público durante BIF 2021

Interesse por insumos amazônicos atrai atenção do público durante BIF 2021

Durante o segundo dia do Brazil Investment Forum 2021 (BIF), evento realizado on-line, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, ao vivo, do painel “Estados Brasileiros: Oportunidades de Investimento Local”, que reuniu apresentações de diversas unidades federativas. Na ocasião, foi apresentado o vídeo institucional feito exclusivamente para o BIF, com destaque para projetos em andamento na área da Zona Franca de Manaus (ZFM), incluindo as ações diretas da Suframa e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e, também, as tratativas do projeto Amacro.

O painel foi transmitido em português e inglês, de forma a atender ao maior número de espectadores. Cada estado brasileiro apresentou seus potenciais de investimento, tal qual a Suframa, que buscou destacar as oportunidades ofertadas pelo modelo Zona Franca de Manaus e os diferenciais da região, em especial quando se trata de desenvolvimento regional, sustentabilidade e bioeconomia.

Conforme o regulamento do BIF 2021, foi permitido aos espectadores o envio de perguntas, sendo apenas uma feita durante a apresentação ao vivo.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, respondeu sobre incentivos fiscais para produtos fabricados a partir de matéria-prima de origem amazônica, e afirmou que “a Suframa tem buscado políticas públicas que colaborem para espraiar o desenvolvimento e as riquezas para toda a região da área de influência da Autarquia.Uma dessas maneiras é por meio da bioeconomia, outra é pela utilização de recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). As formas de se fazer isso são, muitas vezes, trabalhando os marcos legais. Vocacionada para a matéria-prima regional temos a resolução deste ano do Conselho de Administração da Suframa que permite a isenção fiscal de IPI, em toda a Amazônia Ocidental, para empresas que utilizem matéria-prima regional nos seus produtos. Essa é uma janela de oportunidades para atração de investimentos, geração de empregos e renda, para melhoria da qualidade de vida da nossa população e para esse desenvolvimento da região e distribuição da riqueza”.

Interação

O Brazil Investment Forum 2021 é o maior evento de atração de investimentos da América Latina. Organizado pela Apex Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo governo federal brasileiro, a edição deste ano é realizada de forma on-line e deve atrair representantes de 87 países, entre organizações públicas e privadas que têm interesse em investir no País.

A participação da Suframa no BIF está principalmente ligada ao seu estande virtual, no qual estão disponíveis 27 projetos ativos na área de abrangência da Autarquia, e aos contatos diretos realizados por interessados em conhecer mais do modelo ZFM.

A equipe técnica da Suframa destacada para dar suporte ao longo do evento tem interagido com representantes institucionais públicos e privados, nacionais e internacionais, que demonstram interesse em ter mais informações acerca dos incentivos ofertados pelo governo federal na região amazônica, bem como agendar reuniões (inclusive por meio de videoconferência) para aprofundar a interlocução e prospectar potenciais investimentos.

O estande virtual da Autarquia pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/3p6Na45.

Deixe um comentário