Você está visualizando atualmente Josué Neto alerta prefeituras sobre surto de malária no Amazonas

Josué Neto alerta prefeituras sobre surto de malária no Amazonas

O deputado estadual Josué Neto (PSD) disse, nesta quarta-feira (6), que recebeu informações de que três cidades podem ter a situação de emergência na saúde reconhecida pelo Estado devido a uma epidemia de malária. São eles São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos. Pelo menos 18 mil novos casos da doença foram registrados este ano, 34% a mais que o mesmo período do ano passado, além de sete mortes.

A situação mais grave hoje é do município de São Gabriel da Cachoeira, que concentra 25% do número de casos e onde a maior parte da população é formada por indígenas. Segundo o parlamentar, a situação dos indígenas é mais grave porque parte deles não tem o costume de procurar médicos quando estão doentes e precisam de maior atenção do Poder Público. “Se não houver maior atenção do Poder Público para a população indígena de São Gabriel da Cachoeira, mais pessoas podem morrer”, disse.

Segundo o vereador Eder Lopes (PTdoB), os casos de malária são frequentes no município há pelo menos três anos e três pessoas morreram da doença nos últimos cinco meses.

Em maio, São Gabriel da Cachoeira decretou situação de emergência na saúde devido ao registro de quase seis mil novos casos da doença só este ano. A Prefeitura chegou a criar duas comissões para montar um plano de intervenção e controle da doença.

No ano passado (2017), o Brasil registrou um aumento de 50% nos casos de malária, um total de 194 mil novos registros, sendo 99% na Amazônia.

Deixe um comentário