Josué Neto requer ampliação do atendimento médico oftalmológico no AM

Josué Neto requer ampliação do atendimento médico oftalmológico no AM

O deputado estadual Josué Neto (PSD) solicitou, nesta terça-feira (8), a ampliação dos atendimentos médicos-ofalmológicos na rede pública de saúde e educação do Amazonas. O pedido foi feito da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) durante discurso de parabenização aos profissionais da área. Segundo ele, pelo menos sete a cada 30 alunos necessitam de mecanismos de correção na vista.

Anúncios

“Segundo estudos em uma sala de aula de 30 alunos, seja de crianças ou de jovens, de 7 a 10 crianças, necessitam de correção na vista. O Poder público tem a capacidade de colocar esse tipo de serviço nas escolas, assim como aumentar todas as informações com relação ao glaucoma. É necessário que todas as pessoas visitem o oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Na terceira idade é muito comum a catarata ou o glaucoma que podem levar a perda total do olho afetado”, disse.

O deputado fez um apelo ao Governo do Estado e Prefeituras para que amplie os atendimentos oftalmológicos ofertados a população, o que segundo ele também é possível através de parcerias com empresas do setor privado.

Josué Neto lembrou que apresentou um Projeto de Lei (PL), aprovado em 2015, que torna obrigatório o primeiro exame de vista completo para toda criança que venha a ingressar na creche ou escola pública ou particular. O projeto, no entanto foi vetado pelo Governo do Estado em fevereiro de 2016. Quando retornou ao parlamento, o veto foi mantido.

Deixe um comentário