Você está visualizando atualmente Justiça determina: Senador Omar Aziz está impedido de deixar o país

Justiça determina: Senador Omar Aziz está impedido de deixar o país

Justiça determina: Senador Omar Aziz está impedido de deixar o país

A ‘Operação Vertex’, desdobramento da operação ‘Maus Caminhos’, deflagrada pela Polícia Federal do Amazonas na manhã de hoje (19), expediu prisões temporárias para membros da Família Aziz.

O principal alvo da operação é o atualmente senador do Amazonas, Omar Aziz. De acordo com a PF, há dados robustos de que Omar tenha cometido crimes contra os cofres públicos enquanto ainda era governador do Estado. Omar atualmente preside uma das principais comissões do Senado. A Comissão de Assuntos Econômicos.

O recebimento de verba e pagamento de alugueis superfaturados, além de compras de automóveis de luxo e movimentações bancárias de alto valor levaram às investigações da PF que culminou com o início das prisões.

Omar está impedido de deixar o país e manter contato com os investigados até que se concluam as investigações, segundo determinação judicial.

Há suspeitas de que a ex-primeira-dama, Nejmi Aziz, também ex-secretária do Fundo de Promoção Social do Estado, tenha vendido lotes de terras para Mohamad Mustafa, com recebimento superfaturado.

Mohamad é apontado como chefe da organização criminosa que desviou milhões em verbas na Saúde Pública do Amazonas. Foi condenado a 15 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado.

’Operação Vertex’

A operação visa o combate à corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os agendas da PF estão cumprindo 9 mandados de prisão temporária, sendo 8 em Manaus e 1 em Brasília. Há 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídica (um montante de R$ 92,5 milhões), sete mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Polícia Federal, que deferiu representação após parecer do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Operação Maus Caminhos

A primeira fase da ‘Maus Caminhos’ ocorreu em setembro de 2016, para desarticular uma organização criminosa que desviava recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) do Amazonas. O montante desviado já ultrapassou os R$ 112 milhões, no qual foram presos o ex-governador do Amazonas, José Melo, sua esposa e ex-secretários.

Atualmente a ‘Maus Caminhos’ está na sua quarta fase, com a ‘Operação Vertex’.

Deixe um comentário