Você está visualizando atualmente Justiça Federal emite decisão favorável às empresas da Zona Franca de Manaus

Justiça Federal emite decisão favorável às empresas da Zona Franca de Manaus

Justiça Federal emite decisão favorável às empresas da Zona Franca de Manaus

A Justiça Federal do Amazonas mais uma vez emitiu uma decisão favorável às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus. Dessa vez a beneficiada foi uma indústria com obrigação de investimento de parte de seu faturamento com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

É sempre bom destacar que os planos de investimentos em P&D das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) são uma obrigação das indústrias que produzem mercadorias conforme os procedimentos aprovados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA. Os valores anuais desses investimentos ultrapassam a quantia de R$ 500 milhões.

Os problemas ocorrem quando a SUFRAMA não aprova os planos que as indústrias apresentaram. Nesses casos a Autarquia Federal costuma demorar mais de 5 (cinco) anos para decidir sobre esses investimentos. E é justamente o que vem acontecendo, uma vez que muitas empresas tiveram no segundo semestre de 2020 o julgamento de seu plano de P&D para os anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 totalmente indeferidos, recebendo da SUFRAMA uma cobrança de débito, à vista, com juros e correções e uma ameaça de perda dos incentivos, gerando uma consequente batalha judicial.

A Advogada Carolina Postigo, do Almeida, Barretto e Bonates Advogados, há anos atuando com processos da Zona Franca de Manaus, informa que o problema está no fato da SUFRAMA estar proibindo o parcelamento de débitos anteriores a 2016.

Carolina Postigo, Advogada que representou uma indústria exatamente com esse problema e que obteve a decisão favorável na Justiça Federal do Amazonas, relata que o fato da SUFRAMA ter modificado em 2016 a sua legislação não pode prejudicar empresas que tiveram seus planos apresentados antes desse ano.

Esse também foi o entendimento do Juiz Federal Lincoln Rossi da Silva Viguin, da 1ª Vara Federal, que não só autorizou o parcelamento da dívida em 48 (quarenta parcelamento em parcelas mensais e consecutivas), como proibiu a perda dos incentivos fiscais mediante bloqueio da inscrição junto à SUFRAMA.

Eduardo Bonates Lima, Sócio responsável pelo Contencioso Tributário do Almeida & Barretto Advogados, explica que as regras da SUFRAMA a partir de 2016 não podem prejudicar as indústrias e nem proibir o parcelamento da dívida.

A Advogada Carolina Postigo reforça que as empresas com débitos anteriores a 2016 com a SUFRAMA em razão do indeferimento de P&D devem buscar o Poder Judiciário para obter a situação que lhe seja mais vantajosa.

Deixe um comentário