Você está visualizando atualmente Lideranças indígenas do Amazonas entregam demanda ao Governo

Lideranças indígenas do Amazonas entregam demanda ao Governo

Lideranças indígenas do Amazonas entregam demanda ao Governo

O governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida, recebeu, documento de lideranças indígenas participantes da 3ª Marcha dos Povos Indígenas. Entre as reivindicações está a criação de um fundo para investimentos em projetos que melhorem a qualidade de vida dos povos indígenas, investimentos na Educação e fortalecimento da Fundação Estadual do Índio (FEI).

Carlos Almeida ouviu as demandas das lideranças, recebeu o documento com os pleitos e deu encaminhamentos para o secretariado. “Particularmente conheço as problemáticas enfrentadas pelos povos indígenas em nosso estado, e o governador Wilson Lima tem priorizado as demandas sociais, em especial as que ferem direitos”, afirmou o governador em exercício.

Indígenas

O Amazonas concentra a maior população indígena do País, com pelo menos 200 mil índios, como destacaram as lideranças. E, de todo território amazonense, aproximadamente um terço é indígena. “Vivemos momentos sombrios, estamos pressionados, temendo perdas no âmbito federal”, destaca Gersem Baniwa.

Na educação, uma das principais demandas é para a construção de escolas. Das 1.300 no Estado, aproximadamente metade não tem estrutura física, ocupando casas ou espaços ao ar livre e concurso público específico para educação indígena, assim como de conteúdo curricular e material didático adequados aos índios, também foram levantadas pelas lideranças no encontro na Sede do Governo.

Maior apoio

Junto com o fortalecimento da FEI, as lideranças pleiteiam uma espécie de reorganização da gestão das políticas públicas voltadas aos povos indígenas. Segundo Baniwa, a maior parte dos recursos está em outras secretarias estaduais, e não na FEI. Além disso, os povos indígenas demandam ainda maior espaço nas discussões das políticas públicas.

Nesse sentido, Gersem Baniwa defende a criação de um conselho estadual ou de um parlamento indígena. “As demandas são justas e factíveis. Vamos trabalhar para tanto”, afirma o governador em exercício Carlos Almeida.

Leia mais sobre Carlos Almeida. Clicando AQUI!

Deixe um comentário