Você está visualizando atualmente Mais de 14 mil idosos são vacinados contra influenza no Amazonas 

Mais de 14 mil idosos são vacinados contra influenza no Amazonas 

Mais de 14 mil idosos são vacinados contra influenza no Amazonas 

Mais de 14 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em idosos até o meio-dia desta quarta-feira (25), pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada na terça-feira (24). Em Manaus, a imunização é realizada casa a casa, conforme decisão pioneira do prefeito Arthur Virgílio Neto. A medida mobiliza 228 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e, aproximadamente, 600 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Os números nos mostram que a decisão foi assertiva. Nesse primeiro momento, estão sendo vacinados os idosos da estratégia da família e reforçamos a importância das pessoas que tenham mais de 60 anos serem cadastradas no nosso sistema, para que possamos atendê-las a partir da semana que vem. Com essa medida, prevenirmos contra a gripe e intensificamos a luta no combate ao novo coronavírus, evitando que esse público tenha que sair de casa”, disse Arthur.

A vacinação acontece em todos os Distritos de Saúde (Disas) da Semsa. A Semsa tem mais de 80 mil idosos cadastrados no sistema de informação e-SUS. A meta da campanha é vacinar 111.669 pessoas acima de 60 anos, em Manaus.

“Nossas equipes estão empenhadas em vacinar os idosos que integram o grupo de maior vulnerabilidade a esse novo vírus. Sabemos que essa vacina é contra o vírus influenza e suas variações, que não imuniza contra o novo coronavírus, mas a imunização das pessoas facilita a identificação dos casos de Covid-19”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Cadastros

Até a manhã desta quarta-feira, 25/3, a Prefeitura de Manaus recebeu, a partir do link para cadastramento no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br), um total de 90.243 cadastros de idosos para a vacinação, todos dentro do critério de idade. Deste total, 29,5% informaram a matrícula do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o que vai facilitar o georreferenciamento e 91% informaram o e-mail e podem ser notificados desta e de outras ações.

A partir desse cadastro, serão criadas rotas com base nos endereços informados, considerando a proximidade das casas. A divulgação das áreas será feita, diariamente, por meio das redes sociais da Semsa. Nessa modalidade, a vacinação deve começar na próxima semana.

No caso de condomínios, as equipes da Semsa também farão contato com síndicos ou administradores, para alinhar data para a vacinação dos moradores acima de 60 anos de idade.

Deixe um comentário