You are currently viewing Manaus lidera ranking do programa Previne Brasil na área da Saúde, informa David Almeida

Manaus lidera ranking do programa Previne Brasil na área da Saúde, informa David Almeida

Manaus lidera ranking do programa Previne Brasil na área da Saúde, informa David Almeida

Anúncios

Manaus lidera o ranking do Índice Sintético Final (ISF) das capitais brasileiras no terceiro quadrimestre de 2021, segundo informou o prefeito David Almeida nesta quarta-feira (2). O índice é a média dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios.

“Hoje Manaus é a cidade que tem os melhores índices, nós conseguimos aumentá-los e isso é motivo de comemoração, porque quando iniciamos a gestão estávamos com 44% e hoje estamos com mais de 100%, de melhorias nos atendimentos da nossa saúde básica. Agora nós vamos acessar esses recursos, investir em melhores condições de trabalho para os servidores e a população será beneficiada com esse trabalho”, destacou o chefe do Executivo municipal, durante coletiva

1⁰ lugar – Manaus 8.10 pontos
2⁰ lugar – Palmas 6.89 pontos
3⁰ lugar – Curitiba 6.85 pontos
4⁰ lugar – Maceió 6.82 pontos
5⁰ lugar – Rio de Janeiro 6.77 pontos

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais.

De acordo com a secretária da Saúde, Shadia Fraxe, Manaus teve desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a saúde de gestantes e das mulheres.

“Esse percentual é resultado de todo um trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família e equipes da Atenção Primária, a partir das orientações do prefeito David Almeida para a melhoria dos serviços da prefeitura também na saúde. É o que cada equipe faz, a partir de sua organização e atendimentos, que entra na composição desse resultado para o município”, observou.

Cobertura

Dados do Dicar indicam ainda evolução na cobertura de serviços de saúde na capital. Em 2020, a Semsa contava com 288 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo fechado o ano com 45,52% de cobertura da ESF e 67,28% de cobertura da Atenção Básica. Em 2021, o número de equipes subiu para 339, sendo 58,9% da população alcançados pela Estratégia Saúde da Família e 77% pela Atenção Básica.

Deixe um comentário