Você está visualizando atualmente Manaus na disputa por fábrica de telhas de energia solar

Manaus na disputa por fábrica de telhas de energia solar

Manaus na disputa por fábrica de telhas de energia solar

Que Manaus é vista como uma cidade que busca preservar o meio ambiente e tentar cultivar o que existe de melhor, isso ninguém duvida. A capital amazonense, iniciou o ano com a cara para o sol literalmente, ela está numa disputa com a cidade da Califórnia (EUA) para ter a sede da fábrica de “telhas de energia” da Ecosolaroof Holding Limited que busca popularizar no mundo o uso da energia solar.

O martelo sobre o local da nova fábrica será batido nos dias 4 a 6 de fevereiro, durante o Intersolar North America que ocorrerá em San Diego, na Califórnia (EUA).

De acordo com o engenheiro florestal e especialista em energia renovável e sustentabilidade da Ecosolaroof, Inti Arantes, a construção da nova fábrica em Manaus irá depender do posicionamento do Brasil sobre taxar ou não a geração de energia solar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou em outubro de 2019 que pretende diminuir os incentivos, e isso poderia inviabilizar a instalação de telhas ou painéis fotovoltaicos.

Ontem (06), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ficou sabendo que a Aneel vai abrir mão da proposta de “taxar” a chamada geração distribuída de energia, que envolve principalmente a instalação de placas solares em telhados e terrenos por consumidores e que já conversou com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, que não existe mais a necessidade de mobilização do Congresso para barrar a proposta da agência que discute a retirada de alguns incentivos à tecnologia, que tem avançado no Brasil.

“Quem quer produzir energia, seu negócio, etc, não tem taxação… quem quiser fazer o seu negócio, para casa, para chácara, para empresa, para supermercado, vai fazer sem intervenção. O Estado já enche o saco demais de quem produz no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

O senador Eduardo Braga (MDB) também comentou o assunto e disse que a geração de energia solar é fundamental para assegurar projetos e iniciativas de desenvolvimento sustentável no País.

“Esse modelo deve ser incentivado, principalmente em locais distantes e em áreas de reservatórios de hidrelétricas”, lembrou o parlamentar que se referiu ao pioneiro projeto, instituído por ele quando ocupou o Ministério de Minas e Energia, que explora energia solar em lagos de usinas hidrelétricas com flutuadores.

A tecnologia citada pelo senador já está em operação no Reservatório de Sobradinho, na Bahia, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e foi inaugurada pelo próprio Bolsonaro em agosto de 2019, após testes no local e na Hidrelétrica de Balbina (AM).

 

*Com informações do site A critica

Deixe um comentário