Você está visualizando atualmente Manaus revoluciona com implantação de inteligência artificial no transporte público

Manaus revoluciona com implantação de inteligência artificial no transporte público

Manaus revoluciona com implantação de inteligência artificial no transporte público

Prefeitura de Manaus, em uma iniciativa inovadora, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), irá implantar a plataforma de gerenciamento de transporte da Optibus. Esse avanço representa um grande salto para a cidade, pois a rede de transporte público de Manaus será inteiramente planejada e otimizada por meio de inteligência artificial, se alinhando com outras grandes metrópoles, como Porto Alegre (RS) e Santiago (Chile), que já se beneficiam da tecnologia para aprimorar seus sistemas de transporte público.

A modernização envolverá a utilização das ferramentas de planejamento, programação e otimização do quadro-horário da Optibus, visando elevar a eficiência e confiabilidade do transporte público em Manaus. A cidade, que anualmente realiza aproximadamente 2,7 milhões de viagens de passageiros e mantém 278 rotas distribuídas em 221 linhas, busca com essa parceria uma transformação significativa em sua rede operacional.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, expressou seu entusiasmo pela parceria. “Essa é uma iniciativa revolucionária da prefeitura para Manaus. A adoção da inteligência artificial da Optibus permitirá não apenas a otimização de rotas e horários, mas também uma maior eficiência no uso de recursos e uma melhora significativa na experiência dos usuários do transporte público. Estamos comprometidos em fazer de Manaus um exemplo de mobilidade urbana inteligente e sustentável”, frisou.

A escolha da plataforma Optibus pelo Sinetram busca aprimorar significativamente a qualidade dos serviços de transporte em Manaus, com foco em melhorar a pontualidade e a frequência das viagens. A implementação também permitirá para as empresas maior controle sobre as operações, possibilitando a criação de cenários diversos e realizando otimizações de maneira rápida e eficiente, graças à inteligência artificial, algoritmos matemáticos e a computação em nuvem fornecidos pela Optibus.

O superintendente do Sinetram, Diogo Feuser, comentou sobre as expectativas em relação à nova tecnologia. “Estamos empolgados em introduzir novas tecnologias em nossa operação e integrar a inteligência artificial em toda a rede de transporte público de Manaus. Nossa parceria com a Optibus representa um salto significativo em direção à eficiência operacional, à medida que nossa equipe de planejamento começará a utilizar a IA para oferecer serviços de transporte mais inteligentes e adaptáveis. Essa iniciativa do Sinetram tem como objetivo beneficiar os passageiros e melhorar ainda mais o serviço como um todo”.

O diretor regional da Optibus no Brasil, Victor Celada, reforçou o valor da parceria. “A parceria entre o Consórcio Sinetram e a Optibus reflete nosso compromisso mútuo em aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços de transporte público em Manaus. Estamos ansiosos para trabalhar ao lado de nosso cliente para apoiá-lo no aprimoramento de seus serviços, oferecendo um transporte público ainda mais pontual e confiável”.

Manaus se apresenta como um marco histórico para a Optibus, se tornando a 5.000ª cidade mundial a ter seu sistema de transporte gerenciado pela plataforma. Fundada em Tel Aviv, Israel, em 2014, a Optibus opera em mais de 35 países, conquistando a confiança de diversos operadores de transporte. No Brasil, a empresa tem uma presença significativa, atuando no planejamento e programação de redes de transporte em todo o país, com clientes como Saritur, Grupo Niff, Redentor, MobiBrasil, Grupo Fênix, BRT do Rio de Janeiro e ATP Porto Alegre.

Sobre a Optibus

Optibus é uma plataforma de software nativa em nuvem, de ponta a ponta, para planejamento, programação e operações de transporte público, alimentada por Inteligência Artificial (IA) e algoritmos de otimização. É reconhecida mundialmente por aprimorar a eficiência e qualidade do serviço, promovendo a equidade no transporte, reduzindo emissões e custos, além de modernizar as operações.

A plataforma monitora integralmente as operações e sugere ações como a liberação de mais veículos de acordo com a demanda e lotação, organizando a programação dos ônibus e identificando a formação de comboios de veículos que seguem para os mesmos destinos. Com o sistema da Optibus, dados anteriormente dispersos em inúmeras planilhas são centralizados, proporcionando insights valiosos para a gestão eficiente do transporte público. Isso inclui a identificação de rotas com maior potencial de atrair passageiros, a determinação da frequência ideal para evitar superlotação ou viagens vazias, a escolha de fontes de combustível mais econômicas e menos poluentes, e a identificação de caminhos menos congestionados para garantir a pontualidade do serviço.

Deixe um comentário