Você está visualizando atualmente Manaus vai realizar o 1º Casamento Coletivo LGBTQIAP+

Manaus vai realizar o 1º Casamento Coletivo LGBTQIAP+

Manaus vai realizar o 1º Casamento Coletivo LGBTQIAP+

Manaus vai realizar o 1º Casamento Coletivo LGBTQIAP+ na capital. A cerimônia ocorrerá no dia 30 de agosto deste ano, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), localizado na avenida Umberto Calderaro, bairro Adrianópolis.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) informou que foram ofertadas 50 vagas. As inscrições já foram encerradas.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM).

“Essa ação é importante porque muitas vezes essas pessoas não têm a oportunidade de formalizar civilmente o casamento por conta do preconceito e de questões socioeconômicas, então quando a gente promove esse mutirão de casamento, conseguimos trabalhar essa questão de enaltecer a dignidade das pessoas assistidas”, afirmou a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Relativos à Livre Orientação Sexual, Joyce Gomes, da Semasc.

O Brasil reconheceu a união estável homoafetiva em 2011, e em 2013 uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou a união civil em todos os cartórios.

De acordo com a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), em 2022 o Amazonas registrou um crescimento de 406% no número de casamentos homoafetivos, um novo recorde.

Fonte: G2 Amazonas

Deixe um comentário