Você está visualizando atualmente Ministério da Saúde realiza “Mega Vacinação” contra a Covid-19 no Amazonas

Ministério da Saúde realiza “Mega Vacinação” contra a Covid-19 no Amazonas

Ministério da Saúde realiza “Mega Vacinação” contra a Covid-19 no Amazonas

O Amazonas foi um dos seis Estados escolhidos pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar, no sábado (20), a partir das 8h, a campanha nacional “Mega Vacinação” contra a Covid-19. As equipes de saúde estarão em 30 postos montados para aplicação, principalmente, da segunda dose e da dose de reforço do imunizante, na Arena da Amazônia, em Manaus. A dose de reforço será disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.

Por conta do evento, o posto de vacinação do Sambódromo não será aberto no sábado e a vacinação ficará concentrada no podium da Arena, na zona centro-sul, das 8h às 16h, para atendimento de pedestres e na modalidade drive-thru.

O evento conta com o suporte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus). Cerca de 300 profissionais da saúde estarão atuando no posto de vacinação, com 30 equipes, formadas por vacinadores, triadores e digitadores, preparadas para receber a população.

A “Mega Vacinação” contra a Covid-19 será realizada em Manaus e em mais cinco capitais – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador –, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, por meio das redes sociais do MS. Essa é mais uma ação para incentivar o avanço da cobertura vacinal em todo o país. A iniciativa se soma aos esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, por meio da campanha Vacina Amazonas, que vem adotando estratégias para que a população busque sua imunização.

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou que o evento é mais uma oportunidade para quem ainda não se vacinou e precisa completar o seu esquema vacinal. “Estamos disponibilizando nossas equipes de saúde para realizar essa mega ação de vacinação contra a Covid-19. No sábado, teremos esse grande movimento para acelerar a vacinação no estado. E pedimos à população que atenda ao nosso chamado, porque é com a vacina que vamos vencer o vírus e salvar vidas. Covid-19 mata e a vacina salva vidas”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, afirma que a vacinação na capital está avançada, mas que ainda existe o desafio de ampliar a adesão de parte da população. “Em Manaus, 71% da população vacinável (acima de 12 anos) já completou o esquema vacinal e 126 mil receberam a dose de reforço. Em 10 meses de campanha, mais de 3 milhões de doses contra a Covid foram aplicadas em nossa cidade e esses números demonstram o quanto a campanha está avançada. No entanto, ainda temos o desafio de aumentar a adesão das pessoas à segunda dose, até atingirmos o mínimo de 90%, para que a população esteja, de fato, protegida”, explicou.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que a “Mega Vacinação” contra a Covid-19 vai acontecer simultaneamente nas 62 cidades do Amazonas. “O Amazonas recebeu mais de 6 milhões de doses até o momento e todos os municípios estão abastecidos com os imunizantes para o público a partir de 12 anos, é o momento em que a população apta para se vacinar deve aproveitar e dizer sim a vacina”, reforçou.

Postos – No dia da “Mega Vacinação”, o posto do Sambódromo não estará funcionando e terá seu atendimento transferido para a Arena. Os demais postos montados pela Semsa Manaus e pela SES-AM continuarão vacinando em shoppings, nas unidades de saúde e nos pontos estratégicos da capital.

Critérios – A “Mega Vacinação” tem foco na aplicação da segunda dose e dose de reforço, mas a primeira dose também estará disponível à população.

Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca. E os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.

Acesso – A vacinação na Arena da Amazônia terá 30 pontos de vacinação, sendo 20 na modalidade drive-thru e 10 para atendimento de pedestres. O acesso de veículos ao podium da Arena será pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Deixe um comentário