Você está visualizando atualmente Ministro da Pesca vai a Manacapuru em mutirão de recadastramento

Ministro da Pesca vai a Manacapuru em mutirão de recadastramento

Ministro da Pesca vai a Manacapuru em mutirão de recadastramento

O ministro de Pesca e Aquicultura André de Paula chegou no Amazonas nesta quinta-feira (25) e já seguiu direto para o município de Manacapuru, onde aconteceu o mutirão de recadastramento dos pescadores e pescadoras. A visita foi um convite do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), que também anunciou em primeira mão pelas suas redes sociais, o Lançamento do programa federal “Pescador Legal”.

A campanha é uma ação que atende os pescadores diretamente em seus municípios ou comunidades, em especial de áreas com maior restrição de internet e tem como objetivo, promover a inclusão e facilitar o acesso na obtenção do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), na categoria Pescador Profissional, possibilitando o exercício regular da profissão e a garantia de direitos.

“O RGP é uma demanda antiga da comunidade da pesca. Esse setor junto com o Distrito Industrial e o Agro, que mais emprega no Brasil e ocupa mão de obra no estado do Amazonas e mesmo assim é o setor que mais abandonado no país porque todos os outros setores tem apoio de fomento e financiamento”, destaca.

Além do cadastramento, a equipe do ministério também realizou visita técnica em um frigorífico de pesca e conheceu a técnica de congelamento sem água, indo na contramão dos demais estabelecimentos do país que utilizam 5% de agua pra proteger a matéria prima e dar durabilidade ao pescado.

O ministro contou em discurso às colônias de pescadores presentes, que o Amazonas é um estado estratégico para o setor e por isso o lançamento oficial do programa Pescador Legal estava sendo realizado no estado.

“Que privilégio poder estar aqui iniciando esse programa que vai impactar e mudar a vida das pessoas. Eu sempre ouvi o deputado Sidney apresentando as demandas e hoje eu pude ver in loco tudo que ele sempre apresentou e posso dizer a vocês que essa gestão está aqui por vocês e pra vocês”, disse de Paula.

Uma das principais demandas na agenda, foi o subsídio para a categoria, no gelo, no disel e em equipamentos de pesca. E um possível encontro do distribuidor de peixe, fortalecendo a identidade do pescado Amazônico pelo mundo.

Na sexta-feira (26), a campanha “Pescador e Pescadora Legal” será lançada oficialmente em Manaus, a partir das 09 horas da manhã.

Deixe um comentário