Ministro Ricardo Lewandowski recebe as medalhas Rui Araújo e Mérito Acadêmico na Aleam
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), entregou nesta sexta-feira (19), a Medalha Ruy Araújo, de propositura do presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), ao ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que na oportunidade, também recebeu a medalha de Mérito Acadêmico da Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
“Quero dizer que é pra mim uma grande honra, e estou absolutamente envaidecido por receber essas duas honras importantes, a medalha Rui Araújo e também a comenda da escola da magistratura do estado do Amazonas, duas homenagens de mais alto nível que podem ser oferecidas ao cidadão brasileiro. Quero dizer que sou carioca de nascimento, paulista por adoção e amazonense de coração com muita honra e cidadão do estado do Amazonas, título que me foi outorgado por esta augusta casa”, disse em seu discurso Lewandowski.
Ainda em discurso, Lewandowski, ressaltou que sempre esteve presente e que jamais faltou com o povo do Amazonas, do qual, lembrou sobre a crise da pandemia da Covid-19 no final de 2020 e inicio de 2021 no Amazonas.
“Permita-me recordar que naqueles terríveis momentos no final do ano 2020 e em janeiro de 2021, nós estávamos com uma cifra assustadora de mais de 5 mil mortos e mais de 200 mil infectados pela Covid-19 e milhares de pessoas internadas morrendo às portas dos hospitais. Eu fui incitado a manifestar-me numa tutela provisória em uma ação de descumprimento de preceito fundamental, que foi tentada por alguns partidos políticos e eu então em um momento de recesso do poder judiciário, mas estava de plantão, eu outorguei uma cautelar obrigando o Governo Federal a imediatamente prover o estado do Amazonas, o oxigênio e insumos médico hospitalares para atender a população que estava mínima do apoio sanitário necessário e exigi que no prazo de 48h o Governo Federal apresentasse ao Supremo Tribunal Federal (STF), um plano minucioso, abrangente das providências que deveriam atender nas 48h”, salientou o ministro que recebeu em 2019, o título de cidadão amazonense na Aleam.
O propositor da medalha, presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, afirmou que está feliz e honrado com a presente do ministro em mais uma solenidade na casa Legislativa.
“Homem de uma conduta ímpar que sempre olhou com carinho pro povo amazonense, que sempre buscou olhar para os mais humildes em todas as suas decisões, hoje vim aqui e receber essa maior encomenda, essa comenda que muito nos honra e que hoje, ele sai daqui abraçado pelos 24 deputados estaduais que representam o povo do estado do Amazonas. Eu fico muito feliz e honrado de presidir essa solenidade de ter proposto essa honraria ministro. Tenha certeza que esse caboclo aqui de 35 anos que tá no primeiro mandato se sente muito orgulhoso, em poder receber vossa excelência, aqui na casa do povo, aqui na Assembleia Legislativa e você ter deixado a sua agenda tão extensa, não só aqui pelo Brasil, mas no mundo e vir receber a medalha Rui Araújo. Os 24 deputados estaduais queriam está aqui, mas como nós estamos no período eleitoral não puderam, mas não faltará oportunidades”, disse Cidade.