Você está visualizando atualmente MPF-AM denuncia 21 pessoas à Justiça Federal na 4ª fase da Operação Maus Caminhos

MPF-AM denuncia 21 pessoas à Justiça Federal na 4ª fase da Operação Maus Caminhos

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) denunciou 21 pessoas à Justiça Federal envolvidas em uma série de crimes revelados pela Operação Cashback, quarta fase da Operação Maus Caminhos, que investigou desvios milionários de recursos da saúde praticados por políticos, gestores públicos e empresários do Amazonas. Entre os denunciados estão o empresário Murad Aziz – irmão do senador Omar Aziz –os advogados Lino Chíxaro e Josenir Teixeira e o ex-deputado federal Sabino Castelo Branco.

Os réus são acusados dos crimes de organização criminosa, peculato, dispensa indevida de licitação e tráfico de influência, de acordo com o envolvimento e a participação de cada um deles no esquema.

Os principais líderes e articuladores do esquema, que já acumulam dezenas de outras ações e algumas condenações – Mouhamad Moustafa, Priscila Marcolino, Jennifer Rufino e Alessandro Pacheco – aparecem como réus em várias das novas ações decorrentes da quarta fase da investigação.

Em uma das ações, na qual acusa André Luis Barreto Becil, Josenir Teixeira, Lino José de Sousa Chíxaro, Murad Abdel Aziz e Sérgio Roberto Melo Bringel de integrarem uma organização criminosa, o MPF sustenta que os cinco denunciados, estruturalmente ordenados e com divisão de tarefas, obtiveram direta e indiretamente vantagens econômicas, mediante a prática, principalmente, de crimes de peculato e tráfico de influência. Como as penas máximas para esses crimes são superiores a quatro anos, a associação para a prática dos mesmos configura organização criminosa.

Deixe um comentário