Você está visualizando atualmente Municípios recebem vacina da influenza e campanha terá apoio da segurança pública

Municípios recebem vacina da influenza e campanha terá apoio da segurança pública

Até a tarde desta última segunda-feira (18/03), 29 municípios, incluindo a capital Manaus, já estavam abastecidos para a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), marcada para acontecer na próxima quarta-feira (20). O Governo do Amazonas e as prefeituras trabalham em conjunto para fazer com que as vacinas possam chegar aos municípios mais distantes e, assim, fazer com que o inicio da vacinação possa acontecer simultaneamente no máximo de lugares possíveis.

O assunto foi um dos temas abordados na reunião extraordinária do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à H1N1, na tarde desta segunda-feira, com participação dos secretários de saúde do Estado, o vice-governador Carlos Almeida, e da Semsa Manaus, Marcelo Magaldi. A reunião também contou, pela primeira vez, com a cúpula da Segurança Pública do Estado. Na capital, uma das preocupações da Prefeitura de Manaus é em relação à segurança de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas em “áreas vermelhas”.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM) irá se integrar à campanha. “Colocamos à disposição da campanha toda a estrutura do CICC no apoio ao gerenciamento de situações de crise que venham a acontecer durante o período de vacinação”, explicou o secretário e vice-governador, Carlos Almeida.

O aparato tecnológico do CICC ficará disponível em prol da vigilância das unidades, além do reforço do policiamento ostensivo. “É uma parceira que visa garantir a segurança dos usuários e profissionais de saúde com a intensificação das rondas policiais nas imediações das UBSs que receberão os grupos prioritários para vacinação”, disse o secretário da Semsa Manaus, Marcelo Magaldi, que garantiu também a participação da Guarda Municipal, por meio do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) no patrulhamento.

Interior – O Governo está disponibilizando aeronaves da Casa Militar para apoiar os municípios mais distantes na entrega das vacinas. Hoje (19/02), uma aeronave partirá para cinco municípios da região do rio Juruá e São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. Na quarta (20/03), seguirá para a calha do Purus.

“Todo um esforço está sendo feito entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais para que a campanha possa começar simultaneamente em todo Estado ou em praticamente todos. Mas, diante das grandes distâncias e das dificuldades de logística, é possível que alguns municípios não consigam estar abastecidos para iniciar a campanha nesta quarta-feira. Por isso, a Casa Militar disponibilizou aeronave para transportar as vacinas aos locais mais distantes. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) também disponibilizou veículos para abastecimento de alguns municípios por via terrestres”, explicou Carlos Almeida.

Até esta segunda-feira já haviam recebido vacina os seguintes municípios: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Coari, Fonte Boa, Guajará, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Urucará, Urucurituba.

Outros 18 estão agendados para receber entre os dias 19 e 20: Barcelos, Barreirinha, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé, Envira, Itamarati, Lábrea, Manaquiri, Japurá, Maraã, Nhamundá, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga.

Deixe um comentário