Você está visualizando atualmente Mural do Bumbódromo 2024 terá arte assinada pelo parintinense Pito Silva

Mural do Bumbódromo 2024 terá arte assinada pelo parintinense Pito Silva

Mural do Bumbódromo 2024 terá arte assinada pelo parintinense Pito Silva

O Mural Bumbódromo 2024, intitulado “Patrimônio em Festa”, terá a arte de autoria do parintinense Pito Silva, que venceu o edital aberto pelo Governo do Amazonas com exclusividade para artistas da Ilha Tupinambarana. A arte também foi base de criação para a identidade visual do 57º Festival de Parintins, que ganhará o mundo. A logo foi apresentada durante a abertura do evento, nessa sexta-feira (15), no Teatro Amazonas.

De acordo com o governador Wilson Lima, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade e estímulo aos artistas locais.

“Cada vez mais a gente trabalha para valorizar o artista que mora em Parintins. Lançamos o novo mural que vai ficar no Bumbódromo durante dois anos e, a partir desse mural, nós já construímos as nossas marcas e também nossa identidade visual”, disse o governador.

Entre os onze trabalhos inscritos no concurso Mural Bumbódromo 2024, a obra do artista parintinense foi contemplada obedecendo, entre outros critérios, a criatividade, a originalidade e a comunicabilidade da festividade e seus elementos.

O secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo, afirmou que o mural é uma forma de ampliar o número de artistas que se envolvem diretamente na realização do festival.

“Esse ano estamos mudando o mural que ficou durante dois anos, foi uma grande inovação do governo Wilson Lima, virou um ponto turístico importante da cidade e esse ano a gente fez um edital, chamamos os artistas, recebemos diversas propostas, uma foi eleita e a partir do conceito dessa imagem foi criada a nova marca”, enfatizou o secretário.

A obra

De acordo com Pito, a obra foi criada para transmitir uma mensagem direta e de amplo alcance ao Festival de Parintins, representado pelos bois Garantido e Caprichoso, e por uma criança.

“A inspiração vem muito de berço. Eu cresci vendo assim. É uma brincadeira de criança que se tornou o maior espetáculo a céu aberto do Brasil, se tornou patrimônio cultural e imaterial do Brasil e isso nos orgulha muito. Então, a gente traz hoje, numa composição do mural, a figura de uma criança, de um curumim, que representa esse amor, essa paixão dos torcedores de Garantido e Caprichoso”, disse o artista.

A obra possui a predominância das cores e dos ícones da festa, Caprichoso e Garantido, marcas de pincelada, rolo, texturas, representando a força da arte predominante de Parintins, que é a pintura.

Desde 2022, a fachada do Bumbódromo de Parintins traz estampada a arte “Vitória da Cultura Popular”, da dupla Curumiz. Neste ano, será renovado o espaço de protagonismo da temporada, prevalecendo as raízes do folclore amazônico na identidade visual, espelhada da arte de Pito Silva.

Pito é um dos artistas atuantes no segmento das artes visuais e também assinou com a criação do mural “Brasil, Futuro Ancestral”, colorindo o Bumbódromo, na entrada da avenida Paraíba, por onde os bumbás se concentram para entrar na arena.

Sobre o artista

Pito Silva nasceu em fevereiro de 1988 na cidade de Parintins – Amazonas, é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Nasceu em uma família de artistas, iniciando sua trajetória com apenas 2 anos, mantendo uma importante atuação no segmento das Danças Urbanas. É líder fundador do Grupo Gravidade Zero – grupo influente que tornou-se referência da Cultura Hip Hop no Baixo Amazonas.

O artista também desenvolve ações paralelas entre a pintura e a dança, em ambos os segmentos artísticos realiza trabalhos de curadoria, palestras, oficinas e coreografias.

Premiado em vários eventos estaduais, nacionais e internacionais, tanto na pintura quanto na dança, suas composições enfatizam os temas Amazônicos, valorizando a cultura e reconhecendo a Amazônia como Território de Identidade.

Atualmente, exerce a função de arte-educador, professor de Danças Urbanas, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Deixe um comentário