Você está visualizando atualmente No Dia do Urologista, Dr. George Lins destaca a importância dos exames de rotina para a saúde masculina

No Dia do Urologista, Dr. George Lins destaca a importância dos exames de rotina para a saúde masculina

No Dia do Urologista, Dr. George Lins destaca a importância dos exames de rotina para a saúde masculina

No Dia do Médico Urologista, celebrado nesta terça-feira (12), o médico urologista e deputado estadual Dr. George Lins enfatiza a importância dos exames de rotina para a saúde da população, especialmente dos homens. A urologia é a especialidade responsável pelo tratamento de distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.

Segundo Dr. George, os exames de rotina são especialmente cruciais para os homens, pois possibilitam a detecção precoce de doenças como câncer de próstata, câncer de rim, câncer de bexiga, infertilidade, disfunção erétil e aumento benigno da próstata. “Todos os homens, a partir dos 45 anos, devem procurar o médico urologista para iniciar o seu checkup urológico. Em casos de homens negros e homens com histórico familiar de câncer de próstata, a recomendação é iniciar o checkup urológico a partir dos 40 anos”, explica Dr. George.

A urologia desempenha um papel essencial na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de diversos problemas de saúde, que acometem tanto homens quanto mulheres; crianças, jovens e adultos. No entanto, muitos pacientes, principalmente os homens adultos, ainda têm muito preconceito em relação à consulta com o urologista, principalmente devido ao exame de toque retal para avaliação da próstata.

De acordo com Dr. George, o câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e, se descoberto em sua fase inicial, as chances de cura chegam a 90%. “Estatísticas alarmantes revelam que, em muitos casos, o diagnóstico tardio é o principal obstáculo para o tratamento bem-sucedido do câncer de próstata”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é predominante em todas as regiões do Brasil, totalizando 72 mil novos casos estimados a cada ano no próximo triênio (2023-2025), ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Biografia – Dr. George Lins é médico urologista e acumula mais de 15 anos de atuação na rede pública de saúde, tanto em Manaus quanto no interior. O urologista faz parte do quadro efetivo da Fundação Centro de Oncologia do Estado (FCecon), onde já chefiou o Serviço de Urologia, e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Em 2019, George Lins assumiu o protagonismo da cirurgia robótica no Amazonas ao se tornar o primeiro cirurgião urologista do estado a obter a Certificação em Cirurgia Robótica da empresa norte-americana Intuitive Surgical. Dr. George é especialista em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam), realizou Fellowship em Uro-Oncologia no Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP/HCFMUSP), onde ficou por 2 anos, além de membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), da European Association of Urology (EAU) e da American Urological Association (AUA).

Deixe um comentário