Você está visualizando atualmente No Plano de Segurança Pública, Wilson quer participação da sociedade 

No Plano de Segurança Pública, Wilson quer participação da sociedade 

No Plano de Segurança Pública, Wilson quer participação da sociedade

O governador Wilson Lima destacou a importância da participação da sociedade na construção do Plano Estadual de Segurança Pública, documento que orientará os investimentos em programas, projetos e ações de governo para os próximos anos. O destaque foi feito na abertura da 5ª edição da Semana de Integração do Sistema de Segurança Pública, nesta segunda-feira (8/4), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“Não temos como trabalhar de forma isolada, principalmente em relação à segurança pública. Nós temos um problema muito grande por conta das nossas fronteiras, que são enormes. A gente precisa desse trabalho de integração. Essas ações precisam ser planejadas de acordo com as ações do Governo Federal para que a gente possa caminhar unidos, sobretudo no combate ao tráfico de drogas”, afirmou o governador.

Durante o evento, organizado pela Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os órgãos do sistema irão debater os resultados do trabalho realizado em conjunto e traçar as metas para o futuro. Nesta terça-feira (9/4), às 9h, será realizada audiência pública inédita, aberta à participação popular, para a discussão do Plano Estadual de Segurança Pública.

“Desde que assumimos o governo estamos trabalhando para reduzir custos e ampliar serviços. Tenho conversado com governadores que falam da dificuldade que estão enfrentando, principalmente na segurança pública, em razão da falta de recursos. No Amazonas, 82% das atividades econômicas estão concentradas na capital. Quando há desequilíbrio aumentam problemas na área de saúde, educação, na geração de emprego e renda, e principalmente na segurança”, observou Wilson Lima.

O governador do Amazonas fez questão de destacar os avanços na área de segurança pública do estado nos primeiros meses de governo, como a queda de 40% nos assaltos a ônibus do transporte coletivo no primeiro bimestre e de 38% no número de latrocínios. Wilson Lima lembrou a garantia dada recentemente aos policiais militares e bombeiros de ganho de 14,74%, em 2019.

Audiência

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a audiência pública desta terça-feira (9/4) é uma etapa extremamente importante para a construção do Plano Estadual de Segurança Pública. Participando, a população vai poder indicar os rumos para investimentos e outras estratégias para melhorar a segurança, a proteção da sociedade e o combate à violência.

O Plano Estadual de Segurança deve ser alinhado ao Plano Nacional lançado pelo Governo Federal, em 2017. Entre as metas estão a modernização do sistema penitenciário; o combate integrado às organizações criminosas, ao tráfico de drogas e de armas; a redução do feminicídio e da violência contra a mulher; além da diminuição de homicídios dolosos.

“As quatro últimas edições envolveram uma pequena parcela as Secretaria de Segurança, nesta 5ª edição decidimos avançar e envolver toda a sociedade civil organizada. Estamos alinhando os objetivos estratégicos aos emanados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esse trabalho precisa da participação dos amazonenses”, afirmou o secretário Louismar Bonates.

“A nossa ideia é apoiar com recursos, presença e divulgação dos trabalhos, integrando tudo isso para um país mais seguro. A integração é um requisito para que possamos repassar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos estados. Nesse caso, o Amazonas já fez o dever de casa”, afirmou o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo.

Saiba mais sobre Segurança do Amzonas. Clicando AQUI!

Deixe um comentário