Você está visualizando atualmente ‘O uso ou não da hidroxicloroquina’, por professor Manuel Cardoso

‘O uso ou não da hidroxicloroquina’, por professor Manuel Cardoso

‘O uso ou não da hidroxicloroquina’, por professor Manuel Cardoso

Em recente postagem na sua rede social, o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manuel Cardoso, defende o uso da hidroxicloroquina, apesar de não ter comprovação cientifica que prove sua eficácia no combate ao Covid-19.

Segundo o professor, até recentemente o medicamento era vendido sem receita médica para pacientes com malária e lúpus. E que em pesquisa realizadas nos EUA, a hidroxicloroquina foi desqualificada como solução para a doença, pela associação médica do país que tem uma grande maioria de médicos comprometidos com a indústria farmacêutica de lá, mas que para ele, a opinião isenta destes profissionais deixa uma enorme dúvida.

“Hoje soube de uma vacina desenvolvida nos EUA que irá custar 4 mil dólares por paciente. Enquanto a hidroxicloroquina seria menos de 2 dólares. Alguém acredita que as multinacionais das indústrias farmacêuticas se manterão passivas diante de uma ameaça dessa, contra a oportunidade de elas fazerem bilhões de dólares com uma solução de 4 mil dólares ou mais, por paciente”, disse afirmando que o argumento dos contrários é que não há embasamento cientifico para apoiar a hidroxicloroquina.

O professor diz que essa opinião não é geral, e também não se viu nenhum trabalho cientifico, isento de outros interesses, dizendo o contrário.

“Infelizmente existe um triste comportamento das pessoas leigas sobre a ciência, em acreditar que a ciência estabelece a verdade absoluta, quando nem a lógica matemática afirma isso. Para respaldar essas minhas palavras recomendo a leitura do livro “O teorema de Godel e a hipótese do contínuo”, Editora Fundação Caloute Gulbenkian, Lisboa Portugal. Este teorema demonstra a incompletude da matemática, em não provar uma verdade, mesmo que seja uma verdade”, salientou.

“Creio que não preciso dizer que a matemática é a mãe e referência de todas as ciências exatas. Acrescento o fato de que Godel, Tarski e Aristoteles ainda são os maiores expoentes na contribuição da lógica na história da humanidade”, descreveu o Manuel Cardoso.

A respeito do uso ou não do remédio, o professor disse que não se deve emitir opinião sem buscar uma fundamentação para isso, para não passar por papagaio de pirata e sair repetindo o que não se sabe e não se entende. Servindo de massa de manobra para os oportunistas da desgraça alheia.

“Para questões como essa eu me baseio na experimentação e nos relatos confiáveis que posso obter. Recentemente tive o relato de várias pessoas próximas a mim, e aqui cito um compadre que é um brilhante médico e pesquisador, que teve a Covid-19, juntamente com a esposa, o genro e a filha, minha querida afilhada. Fizeram uso da medicação no início dos sintomas e apesar do mal estar por que passaram se recuperaram e estão bem”, explicou ao dizer foram vários os relatos semelhantes de pessoas que são idôneas.

Ao final do seu texto, o professor da UEA concluiu dizendo que faz parte do grupo de alto risco por problema de hipertensão.

“Caso venha precisar, não vou pensar duas vezes em usar este medicamento, e ainda digo que foi porque achei que estava com malária, para não ter que entrar numa discussão estéril”, finalizou.

Deixe um comentário