Você está visualizando atualmente O vereador Fransuá denuncia empresa Transbetume por Desastre Ambiental

O vereador Fransuá denuncia empresa Transbetume por Desastre Ambiental

O Vereador Prof. Fransuá (PV), fez pronunciamento nesta segunda-feira (01/04), durante plenário, na Câmara Municipal, sobre o desastre ambiental de cerca de 25 mil litros, o equivalente a 30 toneladas, de camada asfáltica, mais conhecida como piche, que vazaram de um caminhão-tanque da empresa Transbetume, na madrugada deste domingo (31/03). O vazamento aconteceu na Rua Agostinho Caballero Martin, no bairro de São Raimundo, Zona Oeste da capital, e contaminou uma área de floresta e as águas do Rio Negro nas imediações do porto das balsas do São Raimundo.

Durante o pronunciamento, o Vereador Fransuá que é presidente da Comissão do Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia (COMMARESV), destacou sua indignação: “A empresa Transbetume deveria ter se precavido para que o vazamento da malha asfáltica não ocorresse, pois, os danos ao meio ambiente são irreversíveis e totalmente nocivos à natureza e consequentemente à população”.

O Vereador Fransuá solicitou informações da própria empresa sobre a origem e o destino desse material contaminante. “O propósito é saber como esse tipo de empresa está sendo contratada e cobrada em termos ambientais pelos órgãos públicos contratantes. Pois, a quantidade vazada sugere uma obra de médio porte, e muito provavelmente pública”, ressaltou Fransuá.

O parlamentar pediu também informações do IPAAM e IBAMA sobre as licenças ambientais da empresa para este tipo de operação e cópias dos autos de infração. O parlamentar afirmou que a empresa Transbetume deve prestar informações sobre o vazamento ocorrido e ser penalizada conforme as leis ambientais.

Na ocasião Fransuá também fez uma comparação entre a empresa Vale do Rio Doce e a Transbetume, por ambas não terem tomado as medidas necessárias para evitar desastres ambientais durante suas atividades.

Deixe um comentário