Omar Aziz pede relatório preliminar após 30 dias de trabalho da CPI 

Omar Aziz pede relatório preliminar após 30 dias de trabalho da CPI 

Omar Aziz pede relatório preliminar após 30 dias de trabalho da CPI

Nesta quinta-feira (20) o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD), pediu ao relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), que apresente um relatório preliminar com um balanço dos 30 primeiros dias de trabalho do colegiado.

Anúncios

A CPI foi instalada em 27 de abril, e os depoimentos começaram no dia 4 deste mês.

A preocupação de Aziz é que a CPI comece a mostrar resultados, e, sobretudo, ser propositiva em relação ao enfrentamento da pandemia. Ele pretende propor que, junto com o parecer preliminar, a comissão apresente um pacote de projetos de lei nesse sentido.

Um deles, que ele está elaborando, seria para propor pena de prisão para quem prescrever medicamentos sem ser médico. Isso seria uma resposta a uma das linhas mestras de atuação da CPI, a que investiga a insistência do governo em defender, produzir e mandar aos Estados medicamentos do chamado kit covid, como cloroquina e hidroxicloroquina.

A ideia de produzir fatos e propostas concretas vem de uma avaliação corrente na CPI: a de que, depois das oitivas de integrantes do governo e algumas ainda por vir, como as de Mayra Pinheiro, a chamada Capitã Cloroquina, ou de Dimas Covas, do Butantan, os depoimentos com maior poder de atrair atenção do público vão rarear.

Um caminho para manter o interesse na CPI podem ser as acareações entre depoentes que entraram em contradições, como Pazuello, Fabio Wajngarten, Ernesto Araújo e o ex-presidente da Pfizer, Carlos Murillo.

*Com dados de O Globo

Deixe um comentário