Você está visualizando atualmente ‘Onde estão as carretas da mulher?’, questiona vereador

‘Onde estão as carretas da mulher?’, questiona vereador

Nesse mês de outubro comemora-se a Campanha outubro rosa, em alusão a prevenção do câncer de mama, que atinge mais de 2 milhões de mulheres por ano, no Brasil. Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Hiram Nicolau (PSD) cobrou da prefeitura a realização dos exames pelas Carretas da Mulher, um serviço utilizado pela população de baixa renda que muitas vezes não pode pagar um exame em unidades particulares.

“Eu quero fazer aqui extamente sobre respeito às mulher e a saúde da nossa terra […] é assustadora a quantidade de mulheres que tentam o exame de mamografia e não conseguem. A estrutura infelizmente da prefeitura não atende a demanda necessária. Essas mulheres acabam muitas vezes deixando de fazer o exame necessário porque não têm condições financeiras de pagar em uma estrutura particular”, discorreu o vereador.

Hiram lembrou a importância da estrutura da Carreta da Mulher, principalmente no mês onde mais as mulheres lembram de fazer os devidos exames para evitarem o câncer. “Nós estamos justamente no mês de outubro, mês que muitas mulheres passam a lembrar de fazer esse exame, e a demando obviamente aumenta pela questão de mídia, de propaganda e infelizmente o poder público não está atendendo a necessidade da população”, afirmou Hiram.

O vereador ainda utilizou sua fala para destacar que mais importante que fazer campanha para prevenir o câncer na mulher, é disponibilizar estrutura necessária que atenda a demanda da população. “Não adianta usar lacinho, não adianta vir de gravata rosa, não ainda colocar lâmpadas rosas nos nossos prédios históricos, se a gente não age. O poder público tem que agir, e pra isso eu tô aqui cobrando do governo do estado e da prefeitura que aja em relação às mulheres. Ela precisam desse apoio, não adianta ficar só no discurso”, concluiu Nicolau afirmando que sem a devida assistência o povo do Amazonas continuará sofrendo.

Deixe um comentário