Você está visualizando atualmente Padre Zenildo Lima é ordenado novo bispo auxiliar de Manaus

Padre Zenildo Lima é ordenado novo bispo auxiliar de Manaus

Padre Zenildo Lima é ordenado novo bispo auxiliar de Manaus

O padre Zenildo Lima, nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Manaus, foi ordenado nesta quarta-feira (15). A celebração aconteceu durante a conclusão do 5º Congresso Missionário Nacional, no Studio 5.

O presbítero, que é reitor do Seminário Arquidiocesano São José e um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), foi nomeado pelo Papa em setembro. A nomeação ocorreu após uma solicitação do arcebispo Dom Leonardo Steiner, que pediu mais um bispo para lhe auxiliar na Cúria Metropolitana.

Além de Steiner, também participaram da ordenação do novo bispo, o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, e o bispo emérito de Coari, Dom Gutemberg Régis.

A celebração reuniu padres, religiosos e fiéis de diversas paróquias de Manaus.

Quem é o novo bispo

Nascido em 14 de outubro de 1968, em Manaus, Zenildo é o sexto filho de uma família de dez irmãos e ingressou no seminário em 18 de fevereiro de 1989.

Cursou Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano (Ceneschi), em Manaus, de 1989 a 1995. Foi ordenado diácono em 19 de março de 1996. A ordenação presbiteral ocorreu em 4 de agosto do mesmo ano.

Padre Zenildo é mestre em Teologia, com especialização em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2000). Sua dissertação tratou sobre a “Dimensão Eclesial do Ministério Presbiteral”. O mestrado foi reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário