Você está visualizando atualmente Parceria entre AM e estados da Amazônia Legal é firmada através da “Carta de Palmas”

Parceria entre AM e estados da Amazônia Legal é firmada através da “Carta de Palmas”

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, esteve no estado de Tocantins, ontem (3), para participar do 18° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado no município de Palmas.

Wilson Lima, e mais seis governadores assinaram a “Carta de Palmas”. Entre os governadores presentes estavam, Mauro Carlesse, do Tocantins; Hélder Barbalho, do Pará; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Walden Góes, do Amapá; Antônio Olivério, de Roraima e Flávio Dino, do Maranhão.

No encontro, os governadores formularam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal para a defesa das pautas comuns, através da negociação de captação de recursos e financiamentos às regiões junto a órgãos financeiros nacionais e internacionais.

A Amazônia Legal é formada por todos os estados da região Norte mais o Maranhão e o estado do Mato Grosso.

Sobre o Fundo Amazônia, Wilson afirma que precisa de gestoras da própria região, que entendam as peculiaridades da Amazônia, para melhor decidir as formas de aplicação dos valores repassados. “O Fundo Amazônia é indiscutível para a gestão e desenvolvimento nesse processo e não aceitamos técnicos que nunca pisaram na Amazônia decidindo como esses recursos vão ser aplicados, por isso queremos que os amazônicas participem”.

O governador ainda agradeceu aos estados por apoiarem a Zona Franca de Manaus, dando a importância necessária para o seu desenvolvimento, além também, da integração do Amazonas e Roraima ao resto do país por meio da BR-319.

Deixe um comentário