Parlamentares do Amazonas participam da 14ª premiação do Congresso em Foco

Parlamentares do Amazonas participam da 14ª premiação do Congresso em Foco

Parlamentares do Amazonas participam da 14ª premiação do Congresso em Foco

Senadores e deputados federais de todo o Brasil, inclusive do Amazonas, participam até o fim do mês de setembro da votação que vai escolher os melhores parlamentares do ano, na 14ª edição do Prêmio Congresso em Foco. Além da votação na internet, também vão apontar os vencedores jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. O resultado será anunciado em cerimônia marcada para o dia 21 de outubro.

Anúncios

Neste ano, além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, estarão em disputa três categorias especiais: “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”, já consagradas em outras edições, e “Mulheres na Política”, uma das novidades do regulamento deste ano.

Da bancada federal de parlamentar do Amazonas, apenas Plínio Valério (PSDB-AM) representará os senadores do estado. Já dos oitos deputados federais estão participando cinco: Bosco Saraiva (Solidariedade), Capitão Alberto Neto (Republicanos), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PL) e Sidney Leite (PSD).

Conforme determina o regulamento, estão aptos a serem votados todos os congressistas que exerceram o mandato por ao menos 60 dias neste ano e não são investigados por suspeita de práticas criminosas, nem respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.

O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania, avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa.

Senado

Pelo terceiro ano seguido e único senador representante do Amazonas a disputar as categorias Melhores do Senado e Defesa e Educação na 14º edição do Prêmio Congresso em Foco, senador Plínio Valério (PSDB), disse ao Direto ao Ponto que não se sente envaidecido, mas se orgulha pelo fato de ter sido indicado a categoria de melhor senador.

“Não envaidece, mas orgulha, né? Você pelo menos está na lista, você é indicado como o melhor senador. É sempre um orgulho estar entre os melhores, que podemos até sair como melhor e na educação como estou na comissão. Acredito que a lei que já está no sistema jurídico brasileiro que coloca na grade transversal do ensino o tema violência contra mulher, tenha chamado a atenção”, disse Plinio.

Segundo o senador que também é ouvidor do Senado, o trabalho deve ser continuado, melhorado e dando transparência da melhor forma possível.

“Dizendo o que faz, o que pensa. Foi isso que eu prometi para o povo do Amazonas, saber me colocar e acima de tudo, não envergonhar a população. Então eu me sinto feliz destes anos ficar entre os melhores, pelo menos para ser votado. E isso só faz com que a gente continue trabalhando. E quando eu olho e vejo o resumo do que a gente faz é legal, é muito bom”, contou Plínio.

Câmara Federal

Eleito como um dos melhores parlamentares do ano em 2019 e único ganhador do Amazonas à época, o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL), está concorrendo novamente na categoria Melhor da Câmara e afirmou que se sente grato ao povo do Amazonas que o deu a oportunidade de exercer seu mandato.

“Sinto-me grato ao povo do Amazonas que me deu a oportunidade de exercer esse mandato em seu nome. Mas, o mais importante é usar esse prestígio e reconhecimento para defender os interesses do povo do Amazonas”, salientou Ramos.

De acordo com o parlamentar, esta indicação é resultado de sua dedicação ao exercício do mandato.

“Tenho dedicado o melhor de mim. Dedico-me integralmente ao exercício do mandato. Tiro como resultado o reconhecimento de um trabalho dedicado e sério as causas do Amazonas e do Brasil”, ressaltou.

Participando pelo terceiro ano, o deputado federal Zé Ricardo (PT), é o único parlamentar a participar em três categoria do prêmio Congresso em Foco deste ano. Na categoria Melhores da Câmara, Clima e Sustentabilidade e Defesa e Educação. O parlamentar revelou ao Direto ao Ponto que a indicação às categorias é resultado do seu trabalho, dedicação e compromisso.

“Eu vejo que é o resultado do nosso trabalho, da nossa dedicação, da gente ter o compromisso em defesa da questão ambiental, da vida dos povos amazônicos, da sustentabilidade, inclusive das atividades econômica para exploração na nossa região, no estado do Amazonas”, falou Zé.

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Capitão Alberto Neto (Republicanos), informou que é a terceira vez que é indicado, embora este ano concorra em duas categorias (Melhores da Câmara e Defesa e Educação) ele se sente lisonjeado por ser lembrado.

“Todos sabem que minha maior bandeira é a Segurança Pública, mas também tenho um trabalhado forte na educação, pois sei quão importante é avançarmos nessa categoria. E a indicação como melhor do Congresso abrange tudo, todo o meu trabalho como parlamentar. É o meu trabalho sendo reconhecido”, destacou.

Alberto Neto completou afirmando que irá trabalhar cada vez mais. “Tenho que trabalhar cada vez mais. Não só por causa do prêmio, mas porque o povo me colocou aqui para representá-los e eu todos os dias faço o meu melhor pelo Amazonas”.

Sidney Leite (PSD) revelou ao Direto ao Ponto que está é segunda vez que participa do prêmio Congresso em Foco, tanto na categoria de melhor deputado quanto entre os parlamentares que defendem a educação.

Para o deputado é uma alegria muito grande poder ser lembrado tanto na causa da educação, em que acredita ser o único caminho para a transformação da vida das pessoas, seja sobre a perspectiva individual.

“Nós vivemos em um País extremamente desigual e em um Estado em que a desigualdade campeia, onde 49,7% da população está abaixo da linha da pobreza e que merece de nós essa atuação. Isso nos motiva cada vez mais a lutar. Isso exige de nós esforço, investimento na educação, na saúde e o desafio que nós temos da relação com a biodiversidade”, explicou.

Este ano o deputado federal, Bosco Saraiva (Solidariedade) também participa concorrendo na categoria Melhores da Câmara e salientou que sua indicação é resultado das atividades parlamentares que tem desenvolvido.

‘A indicação é resultado das atividades parlamentares que tenho desenvolvido, com frequência e moderação, em defesa do interesse do estado do Amazonas e também em temas de interesse nacional”, disse ele.

Deixe um comentário