Você está visualizando atualmente PF investiga funcionários do ICMBio por facilitação de pesca ilegal de pirarucu no AM

PF investiga funcionários do ICMBio por facilitação de pesca ilegal de pirarucu no AM

PF investiga funcionários do ICMBio por facilitação de pesca ilegal de pirarucu no AM

Uma operação da Polícia Federal investiga funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que facilitavam a pesca ilegal de pirarucus e quelônios no Amazonas.

Segundo a PF, as investigações apuraram que os funcionários do ICMBio, da REBIO Abufari, localizada em Tapauá, facilitam a pesca ilegal na Reserva Biológica, recebendo valores indevidos para não atuação das atividades de fiscalização. Um dos homens é servidor do instituto e os outros três vigilantes.

Ainda conforme a PF, os vigilantes que trabalhavam no posto avançado da Reserva recebiam a determinação do servidor do ICMBio, para não fiscalizarem barcos pesqueiros que ali atuavam.

Em troca da omissão na fiscalização, os envolvidos recebiam dinheiro dos donos das embarcações. O produto da pesca era posteriormente comercializado tanto em Tapauá, como em Manaus.

Os envolvidos poderão responder pelos seguintes crimes: corrupção passiva, associação criminosa, ameaça e pesca ilegal, cujas penas podem alcançar 18 anos e seis meses de prisão.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário