PF prende 12 pessoas com drogas no aeroporto. Número recorde em um mesmo fim de semana
Com exclusividade para o Direto ao Ponto de Paulo Roberto Pereira
Mesmo com as restrições impostas pelo governo e pela prefeitura, que suspenderam o ponto facultativo do carnaval e proibiram as festas e aglomerações – somado a final de semana de muita chuva, muitos manauaras resolveram viajar para fugir das restrições e poder curtir o carnaval.
As viagens, que levaram muitos passageiros principalmente as praias do Nordeste, atraíram também o narcotráfico que provocou um engarrafamento de mulas (pessoas que tentam levar drogas escondidas) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Com isso, foi registrado um recorde de apreensões e prisões em um mesmo fim de semana. Desde sexta-feira, foram apreendidos 80 quilos de drogas (Skunk) no aeroporto, equivalente a um terço do que foi apreendido desde o início do ano.
E 12 pessoas foram presas, número também recorde tendo em vista que até então a PF havia prendido desde o início do ano apenas 18 pessoas no total. “Notamos um aumento absurdo. Nunca tivemos tantos registros em um mesmo fim de semana”, disse o agente Castor, da Polícia Federal.
Ainda segundo a PF, o perfil dos detidos é muito preocupante. A maioria é jovem, inexperiente, que acredita na impunidade. “Mas posso afirmar que passar droga pelo aeroporto é muito difícil e arriscado”, completa Castor.
Essa apreensão recorde de droga demonstra a falta de conscientização da população contra a pandemia. Muita gente não acredita que ainda há fila na espera de leitos de uti, que o sistema de saúde ainda está colapsado e que é possível voltar a agir como se a pandemia já tivesse sido superada.
Essa quantidade absurda de drogas apreendidas no aeroporto iria para diversas cidades do País, com a finalidade de abastecer o mercado do narcotráfico para período de Carnaval.