Você está visualizando atualmente PL Amazonas lança candidatura coletiva

PL Amazonas lança candidatura coletiva

PL Amazonas lança candidatura coletiva

O Partido Liberal (PL) no Amazonas, realizou, no último dia (16), o lançamento da pré-candidatura coletiva a deputado estadual de vários líderes e ativistas sociais de seguimentos diversos, dentre os quais, pessoas com deficiência, em situação de rua, defesa da mulher, meio ambiente, causa animal e líderes religiosos e comunitários. O evento ocorreu em um hotel localizado na Av. Humberto Calderaro Filho.

O coletivo de ativistas sociais tem o objetivo de unir forças em prol das causas que defendem. O grupo de mais de 10 pessoas, foi organizado pelo pré-candidato a estadual do partido, Dr. Félix Ferreira, advogado e ativista social, que vê nessa união a real possibilidade de conquistar uma das vagas na Assembleia Legislativa, cujo mandato será exercido de forma compartilhada.

“A candidatura coletiva não é nova, ela começou em 2012, e 2020 já existiram 257 grupos que já fizeram a mesma coisa, ela permite que os candidatos possam adotar nos nomes das candidaturas, a referência a candidatura coletiva nas urnas em 2022.” Disse Felix Ferreira.

O pré-candidato acrescentou ainda, que na prática, a medida permite que o nome do candidato seja acompanhado na urna pelo nome do coletivo que integra.

As candidaturas coletivas não são previstas em lei e não há regulamentação que as definam. São formadas por um grupo de filiados em acordos informais, no qual uma única pessoa assume como candidato oficial da campanha e, se eleito, deve exercer o mandato em comum acordo com os demais integrantes do coletivo.

Para o presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, a modalidade da candidatura coletiva permite que os cidadãos comuns possam participar mais ativamente do processo eleitoral.

“Eu entendo que é funcional. É a verdadeira democracia. É a participação de vários segmentos da sociedade em uma única candidatura. Já funciona em algumas cidades do Brasil, no caso do Amazonas é a primeira vez que o PL lança uma candidatura nestes moldes, e eu estou hoje aqui fazendo parte deste momento histórico, onde o pré-candidato Felix representa a cabeça dessa candidatura compartilhada pelo PL”, afirmou Alfredo.

Deixe um comentário