Você está visualizando atualmente PL do capitão Alberto Neto prevê aumento da pena para tráfico de animais silvestres

PL do capitão Alberto Neto prevê aumento da pena para tráfico de animais silvestres

PL do capitão Alberto Neto prevê aumento da pena para tráfico de animais silvestres

O Projeto de Lei n°4520/2020 de autoria do vice-líder do Governo Federal, pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), prevê endurecer para quem matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar sem permissão animais silvestres, passando a prever reclusão de dois a cinco anos e multa.

“O tráfico de animais é considerado a terceira maior atividade ilícita no mundo, atrás de drogas e armas. Alguns dados informam que esse mercado movimento por ano cerca de 20 Bilhões de dólares, é de fundamental importância o Brasil ter penas mais severas a essas quadrilhas”, explica Alberto Neto.

O PL altera o artigo 29 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, Lei de Crimes Ambientais, a fim de aumentar as penas cominadas aos crimes nele previstos.. Para o deputado federal a mudança é para possibilitar aplicação de todos os benefícios despenalizadores da Lei 9.099/1995, impede que o crime seja enquadrado na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, já que um dos requisitos é ser uma infração grave.

Segundo o levantamento produzido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em conjunto com as ONGs internacionais Traffic e União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), o Brasil tem o maior tesouro de biodiversidade do planeta com mais de 13% da vida animal e vegetal do globo. Brasil também inclui 60% do bioma amazônico, a estimativa que todo ano 38 milhões de espécimes sejam retiradas da natureza brasileira e o pior a cada 10 animais retirados do seu habitat natural, apenas 1 sobrevive.

Deixe um comentário