Você está visualizando atualmente Plataforma da Paz e nova Estação E3-Santos Dumont são entregues aos usuários de transporte de Manaus

Plataforma da Paz e nova Estação E3-Santos Dumont são entregues aos usuários de transporte de Manaus

Plataforma da Paz e nova Estação E3-Santos Dumont são entregues aos usuários de transporte de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entregou, nesta segunda-feira, 28, duas obras importantes que integram o pacote para a melhoria da mobilidade na capital: a Estação de Transferência E3-Santos Dumont e a plataforma da Paz, em frente ao Clube Municipal, ambas na avenida Torquato Tapajós. As novas estruturas servem para atender os usuários do transporte urbano e darão maior mobilidade, tanto para quem vai ou vem do Centro, diminuindo o tempo de viagem nos coletivos.

A plataforma da Paz, que foi revitalizada e está localizada em frente ao Clube Municipal, na avenida Torquato Tapajós, vai integrar o eixo Norte-Sul do transporte urbano. O local serve para o embarque e desembarque de passageiros que vão seguir para outras estações de transferências ou para o centro da cidade.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, explicou como será a operação na E3. “Aqui terão ônibus que vêm dos bairros, com porta à direita, e ônibus troncais com porta à esquerda, principalmente aqueles que operam nos corredores da Torquato e da Constantino Nery. Quem mais ganha é o usuário, porque ele chegará mais rápido ao seu destino, com uma frequência maior do bairro até aqui (na Estação de Transferência), onde terá muito mais opção de linhas de ônibus. Por causa do corredor da Constantino Nery, os ônibus irão reduzir o tempo de viagem, desta forma, será possível fazer mais viagens com a mesma quantidade de ônibus”, explicou.

Modernidade

O embarque e desembarque de passageiros na Estação Santos Dumont (E3) é feito por um conjunto de 20 portas automáticas, dispostas em ambos os lados da estação de transferência, que tem capacidade de receber até quatro ônibus articulados ou trucados com porta à esquerda por vez, dois em cada sentido da via. Totalmente fechada, para garantir o controle na entrada e saída do usuário, além de maior segurança, a estação terá sistema de monitoramento por câmeras. As portas automáticas terão abertura e fechamento acionados remotamente, por um sensor controlado pelos próprios motoristas dos coletivos.

Os passageiros dispõem de cadeiras para aguardar os coletivos, além de bebedouros e banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Deficiência (PcDs). As rotas e localização da frota também podem ser acompanhadas pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus”, que também já dispõe da opção de recarga de créditos. A estação conta com uma porta ao final do corredor central, que funcionará somente como saída de emergência.

As linhas alimentadoras, que saem do bairro em direção ao Centro, vão parar na estação, para que os usuários desçam e acessem as linhas de ônibus troncais, que levarão os passageiros ao centro da cidade. O local está todo sinalizado para os usuários identifiquem as linhas e trajetos que desejam utilizar.

Com o funcionamento da estação E3-Santos Dumont, algumas linhas de ônibus que circulam nas zonas Oeste, Centro-Oeste e Norte passarão a ser alimentadoras, ou seja, circulando apenas dentro dos bairros, seguindo até a nova estação e fazendo embarque e desembarque de passageiros que acessarão outras linhas em direção ao T1 e para o Centro da cidade.

Linhas alimentadoras que atendem somente nos bairros e seguirão até a Estação E3, fazendo o embarque e desembarque dos usuários:

A011 – Vivenda Verde/E3–Santos Dumont

A208 – Conjunto Hiléia/E3 – Santos Dumont

A210 – Santa Bárbara/E3 – Santos Dumont

A316 – Campos Sales/E3 – Santos Dumont

A307 – Santa Etelvina/E3 – Santos Dumont

A325 – Comunidade Vitória Régia/E3 – Santos Dumont

A326 – Jesus Me Deu/E3 – Santos Dumont

A626 – Beija-Flor/E3 – Santos Dumont

Linhas de ônibus que vão partir da Estação E3-Santos Dumont em direção ao Terminal-1 e ao Centro pela avenida Constantino Nery.

300 – Saindo do T3-Cidade Nova, Estação E4, E3, E2, E1, T1, Centro

306 – Saindo do Aeroporto, E3 e E2, T1, Centro

448 – Saindo da Cidade Deus, Estação E4, E3, E2, E1, T1, Centro

640 – Saindo do T4, T3 Cidade Nova, Estação. E4, E3, E2, E1, T1, Centro

356 – Saindo do T6, Torquato Tapajós, Estação E3, E2 – E1, T1, Centro

357- Saindo do T6, Avenida das Torres, T3, Estação E4, E3, E2, E1, T1, Centro

500 – Saindo do Novo Israel, Estação E3, E2, E1, T1, Centro

560 – Saindo do T4, Cidade de Deus, Nova Cidade, Estação E3, E2, E1, T1, Centro

Linhas de ônibus que vão partir da Estação E3-Santos Dumont em direção ao Centro pela avenida Djalma Batista.

315 – Santa Etelvina, Estação E4, E3, avenida Djalma Batista, T1 e Centro

443 – Nova Cidade, Estação E4, E3 /avenida Djalma Batista, T1 e Centro

As linhas que sairão da Estação E3-Santos Dumont em direção a outros destinos:

T1 – Terminal da avenida Constantino Nery, linhas – 300, 356, 357, 448, 500, 560, 640;

T2 – Terminal Cachoeirinha, linhas – 358, 415, 550;

T3 – Terminal Cidade Nova, linhas – 300, 357, 448, 640;

T4 – Terminal Jorge Teixeira, linhas – 640 e 560

Shopping Sumaúma – Cidade Nova, linhas – 448, 640;

Aeroporto, linha – 306;

Detran/Hospital 28 de Agosto/Shopping Manauara, linhas – 358, 415, 550;

Shoppings: Amazonas, Plaza, Millenium, linhas – 315, 443;

Hospital Francisca Mendes, linhas – 448, 640;

Deixe um comentário