Policiais da Força Nacional começam a chegar a Manaus

Policiais da Força Nacional começam a chegar a Manaus

Policiais da Força Nacional começam a chegar a Manaus

Os policiais da Força Nacional de Segurança começaram a chegar a Manaus na manhã desta quarta-feira (9). As tropas foram enviadas após uma série de ataques de criminosos serem registrados na cidade e em municípios do interior desde o fim de semana. Já estão em Manaus 40 homens. Ao total, serão 144 policiais que vão atuar na cidade.

Anúncios

Em coletiva de imprensa para detalhar ações da Força Nacional no Amazonas, nesta quarta-feira (9) o governador Wilson Lima (PSC) disse que parte da Força Nacional já está em Manaus e que ainda hoje o Coordenador-Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional, coronel José Américo de Souza Gaia, vai se reunir com a cúpula de segurança do estado para traçar e planejar estratégias para debelar definitivamente as ações ocorridas em Manaus, para que a população tenha tranquilidade para seguir sua vida.

“Vale dizer que este evento que aconteceu no estado do Amazonas, é um evento excepcional, nós ainda não tínhamos passado por algo parecido. O combate ao tráfico de drogas, estes atos ilícitos tem sido constante, mais é a primeira vez que nós temos reação desta natureza”, falou Wilson que disse “Estamos dando respostas a sociedade que é a prisão destes envolvidos, inclusive de lideranças importantes do tráfico de drogas do estado do Amazonas”.

Em sua fala, o coronel José Américo de Souza Gaia, afirmou que a existência da Força Nacional é para prestar apoio aos estados em momento de crise, do qual, o Amazonas passa por um momento inusitado, inclusive do modo feito dos ataques, fogem um pouco do padrão em que se tem visto e assistido pelo Brasil.

“A Força com este efetivo de polícia militar e de polícia judiciaria, vem para contribuir com a segurança pública do estado. Hoje, a tarde faremos o planejamento para ver as ações em conjunto com o secretario verificar a melhor forma de atender a sociedade amazonense”, disse coronel Gaia.

Durante a coletiva, o governador também confirmou a presença do Diretor do Sistema Penitenciário Federal, José Renato Gomes Vaz, que irá fazer uma vistoria no sistema prisional do estado.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, os policiais da Força Nacional que chegam a Manaus foram encaminhados de outros estados, para atuarem após os ataques registrados.

As primeiras tropas da Força Nacional chegaram de Apuí, interior do Amazonas, e entraram em Manaus pelo Porto da Ceasa, por volta das 10h30, em oito veículos. Um outro grupo que partiu de Brasília desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, por volta das 10h40.

Outra tropa que partiu de Rondônia percorre a rodovia BR-319 e deve chegar na cidade nas próximas horas.

De acordo com Bonates, na reunião desta tarde com o coronel Gaia, vão detalhar as ações, bem como mostrar as manchas criminais do estado para melhor planejar ações e afirmou que no momento não tem nada acertado de como será ação na capital e no interior.

“Esta atuação será definida hoje à tarde, temos o apoio da Força Nacional com policiais militares para fazer o trabalho ostensivo e repreensivo, e da polícia judiciaria para fazer a parte de investigação”, disse o secretário.

Bonates ainda acrescentou:

“Não se pode dizer que a situação esteja normalizada, nós estamos em clima de calma, o nosso trabalho voltou ao normal em termo de policialmente ostensivo, porém o clima de normalidade só poderemos garantir daqui alguns dias com este apoio da Força Nacional”.

Deixe um comentário