Você está visualizando atualmente Políticos do AM comentam saída de Moro: “O Brasil perde muito”

Políticos do AM comentam saída de Moro: “O Brasil perde muito”

Políticos do AM comentam saída de Moro: “O Brasil perde muito”

Autoridades, políticos e entidades ligadas à magistratura se manifestaram nesta sexta-feira (24) após o anúncio de demissão feito por Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

O comunicado foi feito por Moro em pronunciamento no Palácio da Justiça na manhã desta sexta. Segundo ele, a decisão de deixar o governo foi tomada após ter sido surpreeendido com a publicação no “Diário Oficial da União”, de decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, no qual exonerou o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

Moro afirmou que não aceitaria interferência política na Polícia Federal.

Saiba quem falou o quê sobre a saída de Moro do governo:

Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB)

 

Senador Plínio Valério (PSDB)

“O presidente, com certeza, deve ter concluído que está forte o suficiente para fazer hoje o que pensava fazer amanhã. Torço para que ele tenha firmeza suficiente para comandar o barco nessa travessia sob tempestade. Porque, mais importante de saber quem perde ou ganha, é torcer para o barco não ficar fazendo tanta água e afundar”, disse Plínio Valério.

 

Deputado federal Delegado Pablo Oliva (PSL)

 

Deputado Federal Capitão Alberto Neto (Republicanos)

“No momento precisamos salvar vidas. Nas últimas 24 horas, 357 pessoas morreram por COVID-19 no Brasil. No total são 3.670 mortes.

Infelizmente, em meio a uma pandemia, nasce uma crise política, institucional e jurídica em nosso país.

O momento precisa ser de união entre executivo, legislativo, judiciário e sociedade. Todos nós temos o mesmo inimigo e precisamos focar em salvar vidas e preservar os empregos e garantir que o brasileiro consiga levar o sustento para sua família.

Moro teve uma atuação brilhante como juiz, e realizou o mesmo trabalho na Esplanada, à frente do Ministério da Justiça, no combate ao crime organizado. Tem o meu reconhecimento.

Agora temos uma responsabilidade e um desafio ainda maior no Congresso Nacional que é aprovar as medidas econômicas e garantir recursos para a Saúde e para a Economia, e assim seguiremos.

Eu enquanto deputado federal estou trabalhando dia e noite na luta contra o Covid-19. Tenho legislado tentando aprovar medidas que vão minimizar os impactos da pandemia no País e enviado recursos para as ações de combate ao coronavírus, mais de 26 milhões já foram destinados ao Amazonas e ainda sigo trabalhando, buscando fazer o melhor para o nosso Amazonas e para o Brasil.

Sigamos em frente pelo bem do país. Torço pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e pelos seus ministros! Mas, acima de tudo torço pelo Brasil.”

 

Deputado Federal Marcelo Ramos (PL)

“Não há dúvidas de que o relato de Moro configura crime. Bolsonaro nega. Qualquer caminho passa pelo dever de investigação pela PGR e pelo Congresso Nacional. A República não pode resistir a essa dúvida.

Num momento em que morrem 400 brasileiros de coronavírus a cada 24h, nossa maior responsabilidade é cuidar para que essa crise política não se sobreponha aos esforços de combate ao coronavírus e preservação das vidas.

 

Deputado Federal José Ricardo (PT)

“Moro teve poucas realizações e foi omisso em questões como as manifestações contra a democracia, no domingo, dia 19; nos casos de corrupção, com relação ao meio ambiente e terras indígenas.

“Quanto às investigações e pedidos de impeachment, partidos como a Rede, PCdoB e Psol já tomaram providências. O PT entende que é hora de fazer uma grande mobilização junto à sociedade pedindo o afastamento de Bolsonaro”, afirmou José Ricardo.”

 

Deputado Estadual Fausto Jr. (Sem partido)

 

Deputado Estadual Álvaro Campelo

 

Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

“Sua carreira na magistratura certamente contribuiu para levar ao Ministério uma visão ampla sobre o sistema de Justiça e a complexa realidade do Brasil. O Ministério da Justiça e Segurança Pública segue incumbido de lidar com importantes desafios, sobretudo neste momento de crise. Desejamos que o próximo ministro seja bem-sucedido nessa importante missão.”

Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe)

“Causou-me surpresa a saída do Ministro Sérgio Moro do Ministério da Justiça e da Segurança Pública neste momento de crise. Apesar de o Ministério não ter relação direta com o trabalho do Poder Judiciário Federal, que é independente, esperamos que o próximo chefe da pasta mantenha uma política de Estado, focando nos grandes temas nacionais, como o combate à criminalidade organizada, à corrupção, ao enfrentamento do tráfico de drogas e armas, além de respeitar autonomia da Polícia Federal. Preocupa, principalmente, que o ministro tenha saído alegando alegando a tentativa de pressões políticas na autonomia da PF, o que é extremamente ruim para o Brasil.”

Manoel Victor Murrieta, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp)

“A Conamp lamenta bastante a saída do ministro e vê com isso com preocupação, já que Moro tem todo um currículo voltado ao combate à corrupção e ao crime organizado. O ministério não pode ficar com alguém que não tenha o mesmo afinco para levar a tarefa.”

Deixe um comentário