Você está visualizando atualmente Polo da Defensoria Pública do Amazonas chega em Humaitá

Polo da Defensoria Pública do Amazonas chega em Humaitá

O município de Humaitá receberá o terceiro polo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em abril. As cidades de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré e Apuí, com população estimada em mais de 230 mil pessoas, também serão beneficiadas pelo atendimento.

Localizado no sul do estado, a unidade receberá o nome da professora Keilyanne Silva Ribeiro, que foi vítima de feminicídio de grande repercussão em Humaitá, pois foi morta pelo próprio marido a facadas, na presença de seus filhos. A propositura do nome foi do deputado estadual Cabo Maciel. O polo terá cinco defensores nomeados pelo defensor público-geral, Rafael Barbosa.

Interiorização – A DPE-AM já implantou polos de atendimento nos municípios de Parintins, que atende também aos municípios de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos; e em Itacoatiara, responsável pelo atendimento aos moradores dos municípios de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

A implantação das unidades-polo segue os critérios determinados pela Constituição Federal, que estabelece a observância do número de habitantes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para distribuição dos defensores públicos. Para atender às demandas do interior, a DPE atua com o Grupo de Trabalho Itinerante (GTI).

Para Rafael Barbosa, é um passo importante a comemorar. “Posso afirmar, com convicção, que a DPE-AM é hoje uma instituição mais madura e, portanto, preparada para chegar com qualidade aos cidadãos do interior do Amazonas”, disse ele, que pretende finalizar sua gestão com mais de 80% das comarcas atendidas pela DPE-AM“.

Deixe um comentário