Você está visualizando atualmente Prefeito assina ordem de serviço para o desassoreamento de igarapés de Manaus com recurso do governo federal

Prefeito assina ordem de serviço para o desassoreamento de igarapés de Manaus com recurso do governo federal

Prefeito assina ordem de serviço para o desassoreamento de igarapés de Manaus com recurso do governo federal

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, e do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Infraestrutura), Renato Junior, assinou, na manhã desta terça-feira ,(12), a ordem de serviço para o início do desassoreamento dos igarapés do São Raimundo, Tarumã e Educandos. A cerimônia ocorreu na avenida Lourenço da Silva Braga, no Centro, zona Sul da cidade.

Com investimento inicial de R$ 30 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Mird), do governo federal, a intervenção prevê a retirada dos excessos de lixos e areia, que causam as alagações e enchentes.

“Nós estamos indo além daquilo que é a nossa responsabilidade constitucionalmente. A gente vê um grande problema na cidade de Manaus, as chuvas chegaram, os problemas vão aumentar e a gente precisa desassorear, devolvendo a navegabilidade na foz do igarapé do 40, que é a bacia do Educandos; na bacia do São Raimundo com Aparecida, que é o grande igarapé do Mindu, que é o maior dos igarapés de Manaus com 22 quilômetros; e o igarapé do Tarumã. Nessas três bacias, existem mais 36 igarapés que são afluentes desses grandes igarapés que eu citei.  E a prefeitura, com o apoio do governo federal, se preocupa porque tivemos a diminuição da atividade econômica do Estado do Amazonas, nos meses de outubro e novembro, justamente por conta do assoreamento do rio Madeira”, enfatizou Almeida.

Segundo o vice-prefeito Marcos Rotta, o desassoreamento marca o compromisso da Prefeitura de Manaus com o meio ambiente e a população.

“A gestão do prefeito David Almeida tem sido fundamentada na preservação da natureza, na preocupação com a população, em especial, as que residem nos entornos dos igarapés, e o desassoreamento está sendo de caráter emergencial, mesmo não sendo de responsabilidade direta da prefeitura. Em breve, com a subida do rio, teremos uma melhor navegabilidade nos igarapés”, destacou Rotta.

A equipe inicia os trabalhos com a limpeza do canal navegável no igarapé principal do Educandos, com o apoio das escavadeiras hidráulicas, trator de esteira e máquina dragline, específica para a dragagem de rios em grande profundidade, melhorando a vazão do escoamento do igarapé e a trafegabilidade.

“Manaus é diferente das outras capitais, pois o povo convive entre igarapés dentro da cidade. O prefeito David Almeida saiu de Manaus rumo a Brasília em busca de recursos para melhorar a vida das pessoas que moram no entorno dos igarapés. Isso mostra que o prefeito, mesmo sem ter as suas diretas obrigações com o desassoreamento, foi buscar melhorias do governo federal para início das obras”, concluiu Renato Junior.

Deixe um comentário