“O município de Santa Isabel do Rio Negro vai terminar inviabilizado econômica e socialmente se continuar cedendo terras para demarcações”. A denúncia é do prefeito Araildo Mendes do Nascimento, o “Careca”, que esteve em visita ao gabinete do senador Eduardo Braga, em Brasília, nesta quarta-feira (21). O prefeito foi acompanhado de uma comitiva de vereadores, todos preocupados com os critérios de demarcação de terras indígenas e reservas florestais no município.
Santa Isabel do Rio Negro, que possui uma população de 23 mil habitantes, vem cedendo áreas para demarcação. Já são 12 reservas entre florestais e indígenas, que tomaram parte significativa da área produtiva do município. “Queremos a suspensão da demarcação dessas terras. Estamos dispostos a ir até ao Presidente Temer“, disse o prefeito. “Se o município continuar cedendo terras vai acabar inviabilizado econômica e socialmente”, acrescentou.
“A decisão está nas mãos do ministro Eliseu Padilha, pois é o gabinete civil da Presidência que trata da questão no palácio do Planalto”, disse o prefeito, ao pedir ajuda do senador para sensibilizar o Planalto sobre os graves problemas causados pela demarcação.
“A questão é delicada e sensível. Vamos avaliar a situação junto aos ministros Carlos Marun, da Secretaria de Governo e Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil da Presidência da República”, afirmou o senador Eduardo Braga, que vai solicitar mais informações sobre a atual situação da área.