Prefeitura aplica a 1ª dose da vacina em público de 55 a 59 anos com comorbidades, neste sábado

Prefeitura aplica a 1ª dose da vacina em público de 55 a 59 anos com comorbidades, neste sábado

Prefeitura aplica a 1ª dose da vacina em público de 55 a 59 anos com comorbidades, neste sábado

A Prefeitura de Manaus reforça ao público de 55 a 59 anos que faz parte do grupo das comorbidades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, que neste sábado, (8), sete pontos de vacinação estarão funcionando das 9h às 16h para a aplicação da primeira dose do imunizante contra a Covid-19, na capital.

Anúncios

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que 45 mil pessoas de 18 a 59 anos de idade, que apresentam comorbidades, ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Desse total, 6,4 mil estão na faixa dos 55 aos 59 anos de idade.

A secretária Shádia Fraxe explica que os integrantes desse grupo, cadastrados na plataforma Imuniza Manaus (http://imuniza.manaus.am.gov.br/), já podem se vacinar. Os que não fizeram o cadastro também devem se dirigir aos postos para receber o imunizante.

“É importante fazer o cadastro no Imuniza Manaus, porque essa ferramenta agiliza o atendimento nos postos de vacinação. É uma plataforma criada por orientação do prefeito David Almeida, para evitar aglomerações e realizar um atendimento de qualidade, porque as pessoas são informadas sobre dia, local e horário da sua vacinação”, reforça a secretária da Semsa.

Programação

Após a vacinação do grupo de 55 anos, neste sábado, 8/5, os remanescentes do grupo das comorbidades serão atendidos ao longo de uma semana. Na segunda-feira, 10/5, os que têm entre 50 e 54 anos; na terça, dia 11/5, serão os de 45 a 49 anos; na quarta, 12/5, os de 40 a 44 anos; na quinta, 13/5, os de 30 a 39; e na sexta, 14/5, os de 18 a 29 anos.

No sábado, 15/5, a Semsa realizará uma repescagem final para todas as idades, encerrando a etapa de atendimento das pessoas contempladas neste grupo prioritário.

Documentos

Os que vão receber a primeira dose da vacina precisam atentar para a necessidade de apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Para os usuários que apresentam obesidade é aceita declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada; para pessoas vivendo com HIV são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom); ou o resultado de exames específicos (Carga viral ou CD4).

A retomada da aplicação da primeira dose foi possível pelo recebimento de nova remessa do imunizante AstraZeneca/Oxford, nesta sexta-feira, 7/5, e da primeira remessa da vacina Pfizer/Biontech, repassada ao município no início da semana.

Público para a 1ª dose

Gestantes e puérperas com comorbidades

Vacinação a partir de segunda-feira, 10/5

Pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades

Vacinação a partir de sábado, 8/5, de acordo com o calendário:

Sábado, 8/5 – 55 a 59 anos

Segunda-feira, 10/5 – 50 a 54 anos

Terça-feira, 11/5 – 45 a 49 anos

Quarta-feira, 12/5 – 40 a 44 anos

Quinta-feira, 13/5 – 30 a 39 anos

Sexta-feira, 14/5 – 18 a 29 anos

Sábado, 15/5 – repescagem geral desse grupo

  Pontos de vacinação contra a Covid-19

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119 – bairro Cidade Nova)

Terminal de Integração 6 (Avenida Comendador José Cruz – bairro Lago Azul)

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – bairro Crespo)

Universidade Paulista – Unip (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490 – bairro Parque 10 de Novembro)

Escola de Enfermagem da Ufam – Posto exclusivo para trabalhadores da saúde – (Rua Teresina, 495 – bairro Adrianópolis)

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José 1)

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288 , conjunto Campos Elíseos – bairro Planalto)

Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, conjunto Dom Pedro – bairro Alvorada)

Deixe um comentário