Você está visualizando atualmente Prefeitura de Manaus distribui 3,7 mil refeições por dia em restaurantes populares e cozinhas comunitárias

Prefeitura de Manaus distribui 3,7 mil refeições por dia em restaurantes populares e cozinhas comunitárias

Prefeitura de Manaus distribui 3,7 mil refeições por dia em restaurantes populares e cozinhas comunitárias

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), distribui, em média, 3,7 mil refeições diárias à população, mantendo o compromisso com a segurança alimentar e combate à fome na capital. A pasta mantém em funcionamento seis cozinhas comunitárias e quatro restaurantes populares, sendo dois chamados de Prato do Povo.

A segunda unidade do Prato do Povo foi inaugurada em dezembro de 2023 pelo prefeito David Almeida, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, que realiza o maior número de distribuição de refeições diárias dentre os equipamentos desse tipo, cerca de mil. Os outros três restaurantes distribuem, cada, 500 refeições por dia, e as seis cozinhas comunitárias, distribuem 200 refeições por dia cada uma.

No final do ano passado, além de inaugurar a nova unidade do Prato do Povo, a prefeitura realizou o lançamento do programa “Manaus sem Fome”, que tem como meta a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições, por ano, na capital. O programa prevê a inauguração de novos espaços em toda a cidade e a ampliação do número de refeições servidas ainda no primeiro semestre de 2024.

De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc, Julianna Diz, o trabalho realizado pela gestão municipal ao longo dos últimos dois anos – e intensificado com o lançamento do programa – é essencial para avaliar, qualificar e ampliar as respostas do poder público manauara à fome constatada no município, principalmente após o período pandêmico.

“A segurança alimentar vai muito além daquilo que está no prato de quem come, ela garante a certeza de que famílias inteiras em situação de vulnerabilidade social terão a força necessária no dia a dia para trabalhar e estudar sem sentir a dor da fome. A cidade de Manaus possui um longo e antigo histórico de insegurança alimentar, então combater esse problema, de forma incisiva, é um dever, uma meta que a Prefeitura de Manaus estabeleceu para si e que está trabalhando para cumprir”, destacou.

O projeto “Prato do Povo” foi lançado em outubro de 2021 como um reforço para enfrentar a insegurança alimentar na capital. Durante esse período, a primeira unidade já serviu mais de 280 mil refeições, a preço de R$ 1, atendendo, diariamente, a centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Morador do bairro João Paulo, também localizado na zona Leste, José Ailton das Chagas, 59, frequenta o Prato do Povo, do bairro Jorge Teixeira, diariamente, desde a sua inauguração. Segundo José, o equipamento é fundamental para que ele e outros pais de família que se encontram desempregados tenham um lugar para comer ao longo do dia enquanto buscam outras oportunidades profissionais.

“O que o prefeito tem feito com esses espaços é de um valor muito grande para mim e outros pais de família, até porque não está fácil para ninguém. Uma refeição como essa, que é gostosa, bem-feita e gratuita, é de uma ajuda muito grande para nós, então só tenho a agradecer a esse programa”, afirmou.

Outra freguesa do Prato do Povo é a aposentada Socorro de Jesus Lima, 70, moradora do bairro Monte Sião, na zona Leste, que também ressalta a importância das refeições gratuitas, em especial, para pessoas que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social.

“Eu mesma costumo vir aqui por uma questão de praticidade, saio do médico e venho para cá por ser um espaço seguro, confortável e que serve uma comida de qualidade, mas sei o quanto este lugar é importante para todos. Existem pessoas que não têm sequer um real no bolso, pessoas em situação de rua que não possuem a certeza do que irão comer no dia e se irão comer algo, então saber que um lugar como esse existe em nossa cidade é maravilhoso, é lindo”, afirmou.

Deixe um comentário