Você está visualizando atualmente Prefeitura de Manaus estuda parceria com Google para ser a primeira no país com integração tecnológica

Prefeitura de Manaus estuda parceria com Google para ser a primeira no país com integração tecnológica

Prefeitura de Manaus estuda parceria com Google para ser a primeira no país com integração tecnológica

Prefeitura de Manaus está trabalhando para ser a primeira capital do Brasil a fazer integração tecnológica de mobilidade urbana, segurança, saúde e defesa civil, avançando no projeto de Cidade Inteligente. Todo esse avanço será possível por uma parceria que está em estudo, entre a gestão municipal e o Google Cloud, por intermédio da ferramenta digital Waze.

As inúmeras possibilidades de organizar as informações da cidade para transformá-las em dados úteis à gestão municipal foram apresentadas pelos representantes da empresa, nesta quinta-feira (27), ao vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Também participaram da reunião os titulares do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e do CCC.

E toda essa tecnologia, avalia Marcos Rotta, pode se somar ao momento atual da cidade, de grandes transformações, com obras prioritárias de mobilidade e de infraestrutura, e que resultarão em políticas públicas mais eficazes para a população.

“Estamos recebendo hoje um braço do Google, que já tem uma expertise mundo afora com a utilização de inúmeras ferramentas à disposição das gestões públicas, para transformá-las em Cidades Inteligentes. E toda essa tecnologia combina muito com o momento que estamos vivenciando, de grandes transformações”, destaca ele, que acrescenta:

“A orientação do prefeito David Almeida é de buscarmos sempre tecnologias e modernidades para aplicarmos na capital. Ele não gosta de fazer mais do mesmo. E acredito que quanto mais tecnologia empreendida na gestão, melhores serão os resultados para população”.

Respostas mais rápidas

Com acesso aos dados repassados pela população via aplicativo Waze, direto pelo celular, com relação a buracos e acidentes nas vias, congestionamentos e até pontos de alagamentos, a gestão municipal poderá ter muito mais informação em tempo real, para dar respostas mais rápidas aos cidadãos. E esses estarão ainda mais conectados aos serviços municipais.

Assim explica o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmando ainda que essa integração tecnológica é um casamento entre informações recebidas e tempo mínimo de respostas à população. “Teremos informações mais precisas, para atender de forma mais rápida. Com esse nível de integração que a empresa Google Cloud está propondo, somado ao que já temos implantado na cidade (central de controle e semáforos inteligente), não existe em outro local do país. O que há são ferramentas sendo testadas de forma isolada”.

Melhorias em várias áreas

Para o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade de Manaus, Sandro Diz, aliar a tecnologia às políticas públicas só acelera o desenvolvimento de Manaus como cidade inteligente.

“Essa possibilidade de integração irá acontecer em tudo que for voltado para a cidade de Manaus. Por isso, essa parceria com o Google Cloud, voltado ao projeto de Cidade Inteligente, só tem a favorecer a população, porque envolve a mobilidade urbana, a segurança pública municipal, a questão da saúde e do movimento das nossas ambulâncias e motos, da defesa civil, enfim, envolve muitas áreas municipais”, ressalta Sandro Diz.

Já o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, diz que a gestão municipal vê com bons olhos a possibilidade de cooperação entre a Bigtech e o poder público, em se tratando de tecnologia de ponta usada pelo buscador mais famoso do planeta. “Essas ferramentas podem fazer muito por Manaus nos próximos anos. Esperamos que as tratativas avancem, para melhorarmos os nossos serviços como um todo e, por consequência, a vida de quem vive e mora na cidade de Manaus”.

Deixe um comentário