Você está visualizando atualmente Prefeitura inaugura o 1º Cime em Manaus

Prefeitura inaugura o 1º Cime em Manaus

Prefeitura inaugura o 1º Cime em Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, abriu oficialmente o ano letivo 2020, nesta sexta-feira, (7), com a inauguração do primeiro Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), que recebeu o nome do professor doutor José Aldemir de Oliveira, no ramal do Brasileirinho, Distrito Industrial 2, zona Leste. O novo complexo é a fusão do que há de mais inteligente e moderno em infraestrutura física com a vitoriosa pedagogia aplicada pela rede municipal de ensino e que já colocou Manaus na elite da educação básica do País.

Os 1,6 mil alunos do primeiro Cime de Manaus, além dos profissionais e responsáveis pelos estudantes, estarão envolvidos na prática da escola transformadora, que em Manaus já tem exemplos bem-sucedidos e reconhecidos internacionalmente, mas que, pela primeira vez, se dará de forma integrada – ensino infantil e ensino fundamental – em um espaço físico pensado para a educação do século 21.

“Aqui tem tudo. Sala para descanso, brinquedoteca, sala de música, complexo esportivo. Não vejo uma escola particular que esteja à altura desse complexo”, afirmou o prefeito Arthur Neto, que se emocionou ao contar que pediu aos construtores que contratassem mão-de-obra das proximidades das escolas e que, posteriormente, os filhos desses operários tivessem a oportunidade de ali estudar. “Com isso, a gente quebra um pouco essa regra injusta da sociedade brasileira em que o pedreiro serve para construir um prédio luxuoso, mas não mora nele; constrói um restaurante, mas não come nele. Aqui o filho do pedreiro vai poder estudar”, afirmou.

Arthur reafirmou que a Prefeitura de Manaus está fazendo justiça social com a educação, principalmente ao destinar melhores escolas para áreas que mais precisam. “Essa é uma escola – como todas as que nós fizemos – situada onde as pessoas têm renda per capita menor, onde as pessoas precisam de assistência para não ficarem para trás na corrida da vida, na competição da vida. É um orgulho muito grande para nós”, disse. “O que eu quero é o exemplo, que a partir de agora nenhum prefeito ou prefeita faça escolas menores que essa”, desafiou.

O Cime Professor Doutor José Aldemir de Oliveira possui 9,5 mil metros quadrados de área construída. É um novo parâmetro na educação municipal, reunindo um prédio para atender crianças da educação infantil e outro para alunos do ensino fundamental, com capacidade para receber, aproximadamente, 1,6 mil estudantes. O espaço pioneiro na capital oferece salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários masculino e feminino, brinquedoteca, 12 salas de aula em cada um dos prédios, jardins e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório. O prédio do ensino fundamental é de dois andares, mas oferece uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldades de locomoção.

“Estamos, com essa inauguração, mostrando uma rotação e o que é fazer uma gestão educacional de qualidade. Essa escola não será igual as outras, porque a proposta da educação transformadora está vindo para cá consolidada. Enquanto se constrói escolas no Brasil com modelo do século 19, em Manaus temos salas com paredes móveis, as turmas podem colaborar, tem jardins internos, prédio sustentável, com iluminação natural, aproveitamento de água. A gente está falando de formar cidadãos para o mundo, para o século 21”, afirmou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

“Realmente essa é uma obra muito especial não só para Manaus, pois é o primeiro Centro Integrado de Educação Transformadora no Norte e um dos primeiros do Brasil”, afirmou a diretora do Cime, Zilene Trovão. “É todo um trabalho, todo um sonho e quem vai ganhar com isso é a sociedade manauara, porque a educação transformadora muda a vida das pessoas, envolve as famílias, as crianças têm mais qualidade de vida”, disse.

Expectativa

As aulas do primeiro Cime de Manaus, já começam na próxima segunda-feira, (10), e hoje muitas crianças e responsáveis foram acompanhar a inauguração e conhecer de perto as novas estruturas. Todos os profissionais já estão em atividade, incluindo as merendeiras que serão responsáveis por manter as crianças mais saudáveis e felizes. “Tudo que a gente faz é com amor. E com amor tudo a gente vence”, garantiu Sídia Costa que lidera o grupo de merendeiras da nova escola. “Aqui eles comem mingau, suco, macarronada, sopa, canja, tudo com o maior cuidado para fazer um prato bem gostoso para eles comerem e repetirem”, contou.

Celena Silva é  mãe de um dos alunos e confessou estar surpresa com a estrutura da escola. “Para mim foi uma surpresa ter essa escola tão grande aqui”, disse. “Vai fazer bem para o meu filho estudar aqui, porque eu não posso pagar uma escola particular. Acho que é um presente muito bom para a cidade, pois eu já terminei os estudos e não tive oportunidade de estudar numa escola dessas e, se meu filho está tendo, então eu vou aproveitar”, afirmou.

Homenagem

O nome escolhido do primeiro Cime é uma homenagem ao educador José Aldemir de Oliveira, que faleceu aos 65 anos, vítima de um infarto. O professor teve uma grande contribuição com a educação do Amazonas e possuía doutorado em Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana.

“O professor José Aldemir era um grande geógrafo, uma pessoa que respeito muito, sou amigo da família. Ele morreu no dia em que estávamos visitando a escola e eu disse para fazermos uma homenagem ao professor José Aldemir, isso foi amplamente aplaudido pela professora Kátia (Schweickardt) e por todos que tomaram conhecimento, todo mundo ficou feliz, porque é uma homenagem justa”, disse o prefeito.

“Meu pai dedicou a vida dele à educação e tenho certeza de que ser homenageado com essa escola recebendo o nome dele, uma escola desse porte, com essa estrutura e esse novo tipo de ensino, é muito importante, assim como é para nós da família”, afirmou Dessana Oliveira, filha do homenageado.

Portal da Família

Ação prioritária do plano de governo do prefeito Arthur Virgílio Neto, o Portal da Família é mais uma ferramenta para aproximar os familiares da escola e estreitar as relações para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O endereço do site é portaldafamilia.semed.manaus.am.gov.br. Na plataforma, os pais poderão acompanhar a vida escolar dos filhos, com acesso a informações sobre o calendário letivo, histórico escolar, horário, frequência e boletim.

Deixe um comentário