Você está visualizando atualmente Prefeitura intensifica oferta de serviços no ‘Sabadão da Saúde’ no próximo sábado

Prefeitura intensifica oferta de serviços no ‘Sabadão da Saúde’ no próximo sábado

Prefeitura intensifica oferta de serviços no ‘Sabadão da Saúde’ no próximo sábado

Prefeitura de Manaus anuncia que, no próximo sábado, (2), as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão de portas abertas, das 7h às 12h, para a mega-ação “Sabadão da Saúde”, estratégia que tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços assistenciais da rede de atenção primária.

Os usuários com suspeita ou confirmação de hipertensão e diabetes, mulheres grávidas, usuárias com idade para a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero e crianças de 0 a 14 que precisam atualizar a caderneta de vacinação, são o público-alvo da grande mobilização de saúde na capital.

O atendimento nas unidades será na modalidade porta aberta, sem necessidade de agendamento, explica a titular da Semsa, Shádia Fraxe, que acrescenta que a ação visa acelerar os atendimentos ofertados na rotina dos estabelecimentos de saúde da rede municipal.

“O Sabadão da Saúde é uma mega-ação de saúde que faz parte da agenda de compromissos do prefeito David Almeida para fortalecer a cobertura da rede de atenção primária na capital, e para que este evento seja um sucesso, precisamos que a população compareça para receber os serviços de saúde que serão ofertados”, acentua.

Elaborado de modo a facilitar o acesso dos usuários que ao longo da semana têm dificuldade de buscar os serviços da rede municipal de saúde, o “Sabadão da Saúde” reunirá uma série de ações e serviços para a toda a população, mas em especial, para as crianças de 0 a 14 anos, que precisam atualizar suas vacinas. 

Para o segmento de pessoas com confirmação ou suspeita de hipertensão ou diabetes, a Semsa disponibilizará consultas, aferição de pressão, realização do exame de hemoglobina glicada, renovação da receita e dispensação de medicamentos.

“É importante ressaltar que as pessoas que estão nessa condição e não passaram por avaliação médica nos últimos quatro meses, precisam buscar a unidade mais próxima em funcionamento para apresentar, se possível, receitas e exames anteriores, para que sejam atendidas”, explica Shádia Fraxe.

O público feminino poderá se beneficiar com as consultas de pré-natal já a partir de um mês de gestação. As gestantes que ainda não começaram o conjunto de cuidados ou que estão em falta com uma das seis consultas exigidas para o pré-natal completo, devem buscar os estabelecimentos de saúde, que também estarão ofertando a coleta de exame preventivo para as mulheres que têm entre 25 e 64 anos.

No último sábado, 25/11, a Semsa mobilizou e 1.650 servidores, em 167 salas da rede básica de saúde, além de postos volantes em escolas, condomínios, supermercados e outros locais de grande circulação, no “Dia D” de vacinação contra influenza, com o objetivo de proteger grupos mais vulneráveis e crianças contra doenças imunopreveníveis, que comprometem seriamente seu desenvolvimento.

Para ser atendido em uma das unidades do “Sabadão da Saúde”, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Deixe um comentário